Cotidiano

Paraná tem 192 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural

A cidade paranaense com maior número de propriedades cadastradas é Assis Chateaubriand

Assis Chateaubriand – A menos de cinco meses do prazo final para inscrição no CAR (Cadastro Ambiental Rural), o Paraná tem 192 mil propriedades inseridas no sistema. Juntas, elas somam mais de sete milhões de hectares e representam 36% do total dos imóveis rurais do Estado.

Com esse resultado, o Paraná continua sendo o quarto estado com maior número de imóveis cadastrados, atrás apenas de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. O Estado é o segundo do País em número de propriedades rurais, com 532 mil unidades.

O município com maior número de imóveis cadastrados, de acordo com o relatório, é Assis Chateaubriand, que tem 3.259 propriedades inscritas. A lista segue com Marechal Cândido Rondon (2.411), Toledo (2.262), Santa Helena (2.053) e Cascavel (2.051).

Do total de registros feitos no Estado, há também 309 cadastros de imóveis rurais de assentamentos da reforma agrária.

Importância

O relatório divulgado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), órgão responsável pela gestão e homologação dos cadastros no Estado, avalia as inscrições feitas de 5 de maio de 2014 a 31 de dezembro de 2015.

“Os dados mostram que a partir do momento que o governo federal prorrogou por mais um ano o prazo final para fazer o CAR o número de cadastros vem diminuindo mês a mês. Precisamos reforçar com os produtores rurais a importância de cadastrar seus imóveis e as dificuldades que vão encontrar no caminho caso não se registrem a tempo”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Os proprietários que ainda não efetuaram o cadastro têm até dia 5 de maio para regularizar suas propriedades. Quem perder o prazo terá dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos, além de não obter benefícios previstos no Novo Código Florestal.

O cadastro

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico que tem o objetivo de ajudar na identificação e na integração das informações ambientais, contribuindo para a regularização ambiental das propriedades rurais no País.

O sistema, criado pelo Código Florestal, é gerenciado pela União e os cadastros do Estado serão homologados pelo Instituto Ambiental do Paraná. As inscrições devem ser feitas no site do Governo Federal.