Cotidiano

Paraná solicita a ministério doses extras de medicamento

Até ontem, foram registradas 116 mortes por gripe no Paraná, sendo 105 por H1N1.

Curitiba – O Paraná solicitou ao Ministério da Saúde mais 100 mil tratamentos Oseltamivir para atender a demanda dos 399 municípios do Estado por conta do aumento dos casos de gripe. O pedido foi feito nesta semana devido à chegada do inverno e ao crescimento do número de notificações de SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). Até esta quarta-feira (22), foram confirmados 725 casos de SRAG por Influenza – 57 a mais que na semana anterior. Destes, 671 são por H1N1.

“Estamos alertas para o aumento de casos de gripe no Estado. A baixa nas temperaturas tem favorecido o crescimento de síndromes respiratórias. É importante que a população esteja atenta aos sinais de gripe, como febre, dor de garganta forte, tosse, dor de cabeça, mal-estar geral, podendo apresentar dificuldades respiratórias, e que procure o atendimento médico rapidamente”, ressalta o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

De acordo médica Júlia Cordellini, chefe do Centro de Epidemiologia da Secretaria Estadual da Saúde, o início do tratamento com o Oseltamivir (Tamiflu) em até 48 horas depois do agravamento dos sintomas é muito importante e faz toda a diferença para a recuperação do paciente.

Até ontem, foram registradas 116 mortes por gripe no Paraná, sendo 105 por H1N1.

Mortes no País

Desde o início do ano até o dia 11 de junho, 1.003 pessoas morreram em decorrência do vírus H1N1 no Brasil, segundo novo informe epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde. Em uma semana, desde a divulgação do boletim anterior, foram registradas 117 novas mortes pelo vírus.

Trata-se do maior número de mortes por H1N1 no País desde a pandemia de 2009, que matou 2.060 brasileiros.