Policial

Paraná sedia evento para discutir segurança pública na Região Sul

A abertura será às 14h desta quarta-feira

Curitiba – A Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) traz para Curitiba o Senasp Itinerante, uma proposta do governo federal para discutir ações, programas e estudos que possam contribuir para a segurança da população de cada região do Brasil. A abertura será às 14h desta quarta-feira (4) na Celepar, no Bairro Bom Retiro, na capital, com representantes da segurança pública dos estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Os trabalhos seguem até sexta-feira (6).

Durante os três dias de evento, serão debatidos assuntos relacionados a gestão, operacionalização e organização de segurança pública dos três estados do Sul, além da apresentação de projetos, estudos e propostas de ações que possam ser estruturadas a médio e longo prazo nos estados do Sul por meio de parcerias entre o governo dos estados e o governo federal.

Estão previstas as presenças do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, do secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, além dos secretários estaduais da área de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanhados por seus respectivos comandantes da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais instituições de segurança pública.

Robô de DNA

Na tarde desta quarta-feira (4), a Polícia Científica do Paraná vai inaugurar, com a participação da Senasp/MJ (Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça) e do governo do Estado, a Plataforma de Automatização Starlet ID: um “robô” que acelera a extração de amostras dos materiais genéticos relacionados a crimes, otimizando tempo na obtenção de perfis genéticos dos possíveis autores. Na ocasião, dez novas viaturas também serão entregues à Polícia Científica.

O equipamento foi doado pela Senasp/MJ devido à Polícia Científica paranaense apresentar bons resultados nacionalmente e cumprir todos os requisitos exigidos. As novas viaturas – dez Citröen C4 – foram adquiridas por meio de Ata de Registro de Preços da Senasp e compradas com recursos do Paraná.

Os novos carros serão distribuídos em Curitiba e demais regiões do Estado.