Cotidiano

Paraná registra temperaturas mais baixas do ano nesta terça-feira

Massa de ar polar provoca quedas bruscas nos termômetros de todo o Estado. Simepar alerta para ventos intensos durante o dia, o que provoca aumento da sensação de frio

29/07/2021 - Imagens frio em Curitiba
Foto Gilson Abreu/AEN
29/07/2021 - Imagens frio em Curitiba Foto Gilson Abreu/AEN

As temperaturas mais baixas do ano foram registradas nesta terça-feira (17) no Estado do Paraná, antes do início do inverno, que começa apenas no dia 21 de junho. Os dados são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

A causa para as temperaturas baixas, que chegaram a zero grau no Centro-Sul do Estado (General Carneiro), é uma massa de ar polar que atua sobre o Paraná. De acordo com os registros do Simepar, mais de 90% das cidades paranaenses registraram as menores temperaturas do ano.

A previsão indica que a sensação de frio intenso permanece para os próximos dias, ganhando mais intensidade nesta quarta-feira (18). “Venta bastante no Paraná durante o dia, aumentando a sensação de frio. A previsão não indica que o período da tarde desta terça-feira pode esquentar”, destaca o meteorologista do Simepar, Samuel Brumm.

De acordo com ele, não foram identificados fenômenos de geada no Estado. “Por conta da ação dos ventos, dificilmente ocorre formação de gelo em áreas mais abrangentes, apenas bem pontuais”, afirmou.

Outra característica comum da massa de ar polar é a sensação térmica mais baixa do que os registros indicados nos termômetros.

CICLONE – O Simepar também monitora o fenômeno registrado no Rio Grande do Sul, uma tempestade que resultou em ventos de 110 km/h. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, ele atua mais afastado da Costa, mas as projeções indicam que os ventos fortes atingem o litoral de Santa Cataria na tarde desta terça-feira.

“Aqui no Paraná o impacto previsto é de sensação de ventos mais constantes, um frio mais rigoroso”, disse. A previsão é de que as rajadas de vento não passem de 60 km/h, com mais concentração na região Sul, na divisa com Santa Catarina.

AEN