Cotidiano

Paraná registra primeira morte por dengue em dois anos

O Laboratório Central do Paraná confirmou nesta segunda (16) a primeira morte por dengue no Estado. A vítima é uma senhora de 83 anos, moradora da região central de Foz do Iguaçu. A morte aconteceu no dia 27 de março, após o agravamento do quadro e a transferência da paciente para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede particular. Essa é a primeira morte por dengue no Paraná, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O Paraná tinha completado dois anos sem mortes por dengue no início deste mês.

A idosa estava internada desde o dia 22 de março e passou por dois hospitais particulares. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente também tinha diabetes e era hipertensa.

O objetivo agora é reforçar a campanha de vacinação (para jovens de 15 a 27 anos) e ações de conscientização para evitar a proliferação da doença. A ultima fase da campanha de vacinação começou no dia 20 de março e seguirá até 28 de abril em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Números

A Divisão de Vigilância Epidemiológica já confirmou 68 casos de dengue em Foz do Iguaçu durante o Ano Epidemiológico (de agosto de 2017 até agora). Só de janeiro até 13 de abril foram confirmados 26 casos de dengue no município.

Os casos notificados da doença, que chegam a 1.570, recebem atenção especial da Secretaria de Saúde, que através do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) realiza ações de bloqueio do mosquito Aedes aegypti.