Cotidiano

Paraná receberá R$ 920 milhões em obras de centrais de energia

A energia a ser gerada pelas novas unidades é suficiente para atender 735 mil pessoas

Curitiba – O Paraná terá mais 28 empreendimentos geradores de energia, entre Pequenas Centrais Hidrelétricas, Centrais Geradoras Hidrelétricas, termoelétrica e biodigestor, todas com licença prévia já concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná. Juntos esses empreendimentos representam um investimento estimado de R$ 920 milhões e devem gerar 183,4 MW. 

Ao anunciar o investimento, em solenidade ontem, o governador Beto Richa afirmou que a construção dessas unidades geradoras de energia é especialmente importante em um momento em que o Estado recebe um fluxo forte de investimentos nacionais e internacionais.

“Estamos trabalhando para defender e preservar e meio ambiente. Mas acreditamos que é possível conciliar desenvolvimento econômico, com preservação ambiental e inclusão social”, disse Richa. 

A energia a ser gerada pelas novas unidades é suficiente para atender 735 mil pessoas. Os empreendimentos são privados, mas podem se ligar à rede de distribuição de energia da Copel vendendo o excedente que não for aproveitado ou atuando no mercado paralelo. Dos 28 projetos, 20 contam com o apoio da agência paranaense do BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul.

A iniciativa foi autorizada por lei proposta pelo governo estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Beto Richa no último dia 28 de outubro.

“Em que pese as dificuldades de estrutura, estamos trabalhando para atender a demanda dessas autorizações”, afirmou Richa. Ele anunciou, também, o reforço de estrutura do o Instituto Ambiental do Paraná, que fará um concurso para contratação de 163 técnicos, dando mais agilidade às análises dos projetos. 

Dos 28 projetos, 13 são de Centrais Geradoras Hidrelétricas, 12 Pequenas Centrais Hidrelétricas, uma Usina Hidrelétrica com capacidade de produção de 32 MW, uma Usina Termoelétrica de geração de energia elétrica a biogás com capacidade de produção de até 10 MW, um biodigestor de lodo de esgoto e resíduos orgânicos.