Cotidiano

Paraná recebe equipamento avançado para tratamento do Câncer

O Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, referência em pesquisa e tratamento do câncer, passou a contar com mais um Acelerador Linear, equipamento de alta tecnologia para o setor de radioterapia. Com investimentos de R$ 4,4 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, o novo equipamento vai ampliar em 30% a capacidade de atendimento. 

A vice-governadora, Cida Borghetti, da inauguração do novo equipamento e falou sobre os avanços na área da saúde do Paraná. “É o Estado que mais investe em saúde. Neste primeiro quadrimestre o Governo aplicou R$ 1,2 bilhão. Estamos reduzindo a fila para procedimentos cirúrgicos não emergenciais e investindo em hospitais em todas as regiões”, disse ela.

Cida afirmou que com o equipamento o Erasto Gaertner terá condições necessárias para atender com rapidez e eficiência os pacientes de todo o Estado. No Paraná existem 22 equipamentos de radioterapia em operação. Segundo o ministro Ricardo Barros, o plano de expansão de radioterapia beneficiará também os municípios de Guarapuava e Ponta Grossa.

“Temos mais oito equipamentos no plano de expansão que beneficiará cidades como Guarapuava e Ponta Grossa. No total, serão 100 equipamentos em todo o Brasil para tratamento do câncer”, disse ele.

PRINCIPAIS – Segundo o superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Lago, o equipamento é um dos principais no atendimento e combate ao câncer. “Fazemos tratamentos baseados em cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Este equipamento de alto custo é importante para a nossa instituição, para o Paraná, e especialmente para nossos pacientes”, disse ele.

No Hospital Erasto Gaertner, o acelerador já está em funcionamento. Serão dois turnos com capacidade de atendimento para 60 pacientes ao dia. Este é o terceiro equipamento no Hospital Erasto Gaertner.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na inauguração, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a secretária municipal interina da Saúde de Curitiba, Márcia Uçulak, os deputados estaduais, Dr. Batista e Maria Victória, o representante do escritório em Brasília, Luciano Pizzato.