Política

Paraná quer apoio do Ministério em estratégias para saúde mental

A equipe do MS esteve em Curitiba para o lançamento de Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida

Curitiba – Mais médicos, mais cuidado e atenção à saúde mental da população e também melhor direcionamento aos serviços já disponíveis foram alguns dos assuntos tratados na reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e a equipe do Ministério da Saúde, que esteve em Curitiba nesta quinta-feira (24).

O secretário fez uma série de solicitações à secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, ao secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Parente, e à secretária Nacional da Família, Angela Vidal Gandra Martins, como melhor aproveitamento de unidades hospitalares do Estado na área de psiquiatria, reforço nas equipes multiprofissionais e contratação de médicos especializados na atenção básica de saúde.

“Apresentamos o que estamos fazendo e o que queremos fazer. Queremos modernizar nossas unidades hospitalares e transformar algumas em centros de especialidades, por exemplo, de psiquiatria e psicologia para cuidados da saúde mental”, disse Beto Preto.

Educação em saúde

A equipe do MS esteve em Curitiba para o lançamento de Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida.

As ações do projeto contemplam a realização de quatro Ciclos Itinerantes de Promoção e Prevenção em Saúde: prevenção ao suicídio e da automutilação; prevenção da gravidez na adolescência; prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e ética da vida, conscientizando sobre o valor da vida e o respeito à dignidade humana, contra a violência às crianças, mulheres e idosos.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, explicou que o trabalho está estruturado em etapas. A primeira é a liberação das cartilhas para multiplicadores, que na sequência replicarão os conhecimentos nas suas comunidades. Na próxima fase serão os cursos na modalidade de educação a distância. O primeiro tema é sobre o suicídio, escolhido devido ao Setembro Amarelo e pela condição de isolamento e restrições sociais e de convívio que o mundo tem passado devido à pandemia da covid-19.

“Estamos num contexto extremamente propício a essa discussão. Estamos enfrentando a pandemia do novo coronavírus. A quarta onda causada pela pandemia são os transtornos mentais decorrentes do isolamento, o afastamento dos nossos vínculos emocionais. Isso vem acontecendo em todos os grupos etários”.

 

Política nacional

As Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida se baseiam na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, adotada como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento dos seus profissionais. As inscrições para os cursos EaD podem ser feitas no site prevencaoevida.com.br, que abriga todo o conteúdo.