Política

Paraná promove mutirão de renovação de passaportes e documentos para haitianos

A ação foi solicitada ao Governo do Estado pela Embaixada do Haiti no Brasil para atender residentes não só do Paraná, como também de outros estados

Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho realiza mutirão de renovação de passaportes e documentos para haitianos - Curitiba, 23/03/2022
Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho realiza mutirão de renovação de passaportes e documentos para haitianos - Curitiba, 23/03/2022

O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim) recebe até esta quarta-feira (23) um grupo de 600 haitianos para a renovação de passaportes e de outros documentos. O serviço é vinculado ao Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

A ação foi solicitada ao Governo do Estado pela embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, para atender residentes não só do Paraná, como também de outros estados. Como é o caso de Moisés Jeudh, que mora em Santa Catarina há quatro anos e trabalha com reciclagem. “Vim renovar o passaporte e fui muito bem atendido e agora posso viajar”, diz.

“O Centro representa mais um esforço da atual gestão em promover oportunidades e acolher com dignidade as famílias que vêm em busca de uma nova vida”, afirma o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

O diretor de Desenvolvimento Social da Sejuf, Jackson Pitombo, disse que a determinação do Governo “é auxiliar e prestar todo o suporte aos migrantes e refugiados que chegam ao Paraná”.

O chefe do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, Silvio Jardim, explica que “a maioria dos migrantes que procura o Ceim-PR está entre 30 aos 59 anos e é formada por homens, que buscam trabalho, orientação para elaboração de currículo e para reinserção no mercado de trabalho”.

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL – A Sejuf recebeu no final do ano passado o selo MigraCidades 2021 – Certificado em Governança Migratória pela Organização Internacional para Migrações (OIM), da ONU. “Isso é resultado das boas práticas do governo Carlos Massa Ratinho Junior na busca da integração e acolhimento dos imigrantes”, afirmou o secretário Ney Leprevost.

ATENDIMENTOS – Ao buscar os atendimentos no Ceim, as pessoas são recebidas por profissionais capacitados, que falam inglês, espanhol, crioulo haitiano, árabe, francês e japonês. Lá, são encaminhadas para fazer CPF, Cartão de Registro Nacional Migratório (CRNM), protocolo de refúgio, Carteira Nacional de Habilitação; além de outros atendimentos nas áreas de assistência social, educação, saúde, de garantias de direitos – como serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado – e projetos de capacitação profissional.

Durante os cinco anos de funcionamento, observou-se um aumento de atendimentos de pessoas vindo da Venezuela (2.517), Haiti (2.242) e Cuba (295).

FUNCIONAMENTO – O Ceim está localizado na rua Desembargador Westphalen, 15 – 13º andar, edifício Dante Alighieri – Centro, Curitiba/PR. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30. Para mais informação: (41) 3224-1979 ou [email protected]

AEN