Política

Paraná Pesquisa aponta disputa mais equilibrada entre Lula e Bolsonaro

No cenário espontâneo, Lula aparece com 25,8% enquanto Bolsonaro aparece com 21,5%, seguido de longe por Sérgio Moro, 2,3%

Foto: Poder
Foto: Poder

Cascavel – O Instituto Paraná Pesquisas divulgou ontem (9) os resultados da pesquisa de opinião pública sobre a situação eleitoral para Presidente da República em 2022 e também a avaliação da administração Federal. De acordo com os dados divulgados pelo Paraná Pesquisas, Lula e Bolsonaro estão praticamente empatados, tecnicamente, para a corrida rumo à Presidência da República que tem o1º turno das eleições marcado para o dia 2 de outubro.

No cenário espontâneo, Lula aparece com 25,8% enquanto Bolsonaro aparece com 21,5%, seguido de longe por Sérgio Moro, 2,3%; Ciro Gomes 1,9%; João Doria, 0,4%; André Janones, 0,1%. Nesse cenário, 37,8% não souberam opinar ou não responderam. Outros 9,8% falaram que não votariam para ninguém.

Já no primeiro cenário estimulado, o petista marca 38,9% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 30,9%. A terceira via segue distante de uma posição competitiva: Sérgio Moro, 7,4%; Ciro Gomes, 6,8%; João Dória, 2,2%; Eduardo Leite, 1,3% André Janones, 0,7% Simone Tebet, 0,4%; e Alessandro Vieira, 0,1%.

O segundo cenário apresenta Lula com 39%, seguido por Bolsonaro, com 31,1%. Aparecem ainda Moro, com 7,5%; Ciro, com 6,9%; Doria, com 2,2%; Rodrigo Pacheco, com 0,8%; Janones, com 0,7%; Tebet, com 0,4%; e Vieira, com 0,1%.

O terceiro cenário de primeiro turno, mais enxuto, tem Lula na liderança com 39,5%, ante 31,5% de Bolsonaro. Completam a lista Moro, com 7,8%; Ciro, com 7,2%, e Doria, com 2,3%. Entre os homens, em todos os cenários Bolsonaro vence Lula. Já entre as mulheres, é o petista quem leva a melhor.

 

Segundo Turno

O Paraná Pesquisas também realizou um levantamento sobre um possível segundo turno. De acordo com os resultados do Instituto, em um provável segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 46% das intenções contra 37,3% do atual presidente. Já contra Sérgio Moro, Lula teria 45% contra 28,1% das intenções de voto.

Bolsonaro, por sua vez, derrotaria Sergio Moro por 37,7% a 29,2%.

 

Administração Federal

Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, 39,3% das pessoas que responderam o questionário aprovam o atual governo Bolsonaro; 56% desaprova e 4,7% não sabe ou não opinou.

Ainda, 12,4% consideram a atual gestão Bolsonaro como ótima, 15,7%, boa; 23,7% regular; 9,2% ruim e 37,8% péssima; 1,3% não sabe ou não opinou.

 

Pesquisa

O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros entre os dias 03 e 08 março de 2022 e foi contratada pela BGC Liquidez Distribuidora de Títulos Mobiliários Ltda.

Segundo o Instituto, a amostra representativa atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,2% para os resultados gerais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-06682/2022.

 

FOTOS: ABR

 

 

Registro no TSE busca maior transparência e credibilidade

 

Desde 1º de janeiro de 2022, as pesquisas de sondagem eleitoral devem ter registro prévio junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). De acordo com a norma da Corte eleitoral, o cadastro da pesquisa deverá ser feito até 5 dias antes da sua divulgação. Os institutos e empresas precisarão incluir informações previstas no artigo 33 da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), como: nome do contratante da pesquisa; valor e origem dos recursos; metodologia e período de realização; informações de sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos respondentes; local da realização do trabalho; intervalo de confiança e margem de erro.

As informações devem ser cadastradas no PesqEle (Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais), com todo o material usado no trabalho de campo, como o questionário completo. A nova regra também institui penalidade para quem divulgar pesquisas não registradas. Por outro lado, não existe obrigatoriedade de divulgação das pesquisas cadastradas no sistema. Todas as informações são públicas e ficarão disponíveis no Portal do TSE.

 

Impugnações

A impugnação do registro ou divulgação das pesquisas eleitorais pode ser feita pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), por candidatos e partidos políticos.