Cotidiano

Paraná mantém estimativa, mas chuva prejudica qualidade do grão

Estimativa inicial aponta para um volume de 22,2 milhões de toneladas de grãos

Curitiba – A Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento) mantém a estimativa de colheita de 38 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/15, mas a continuidade das chuvas prejudicou a qualidade e a produção. O Paraná também está em alerta diante do atual excesso de chuvas que pode prejudicar o desempenho da safra 2015/16, que está sendo plantada.

Para a nova safra, o Deral (Departamento de Economia Rural) mantém a estimativa inicial, que aponta para um volume de 22,2 milhões de toneladas de grãos. A informação consta no relatório referente a novembro, divulgado nesta sexta-feira (27).

Para o chefe da conjuntura do Deral, Marcelo Garrido, as chuvas dificultam o plantio da safra nova e impedem que os produtores entrem nas lavouras para aplicar defensivos necessários para o controle de doenças que aparecem com o excesso de umidade.

Para a soja, o principal grão plantado nesta época do ano, a previsão de safra se mantém em 18 milhões de toneladas que, se for confirmada, será a maior da história. A área é 3% maior em relação à do ano passado, com 91% dos 5,2 milhões de hectares previstos já plantados.

Milho

O plantio de milho da safra de verão praticamente está encerrado, com 99% da área prevista de 438.409 hectares de lavouras concluídas. A área é 19% menor em relação ao ano passado e é a menor já plantada nesse período do ano. A previsão de safra é de 3,8 milhões de toneladas – 19% a menos que na safra anterior.

O excesso de chuvas não prejudicou o milho, que teve plantio concluído no tempo previsto. O que preocupa, assim como a soja, é o excesso de umidade, que pode prejudicar a qualidade dos grãos e provocar doenças, que elevam os custos de produção.

Feijão

O feijão das águas é a primeira cultura a ser colhida da safra de verão. Atualmente, 4% da área prevista de 181.569 hectares estão colhidos. A área da safra 2015/16 é 6% inferior em relação ao ano passado, quando foram plantados 192.711 hectares.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)