Cotidiano

Paraná lança Programa de Residência Técnica em Inovação

Estado lançou o processo de seleção para 92 residentes técnicos, na área de Inovação, Transformação Digital e E-Gov. Objetivo é contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no Setor Público.

TECPAR - Incubadora Tecnológica do Tecpar - Intec - N/F: equipamento para montagem de placas e cirquitos.
Curitiba, 02-09-19.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
TECPAR - Incubadora Tecnológica do Tecpar - Intec - N/F: equipamento para montagem de placas e cirquitos. Curitiba, 02-09-19. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O Governo do Estado lançou o processo de seleção para 92 residentes técnicos, na área de Inovação, Transformação Digital e E-Gov. O objetivo é contribuir para o desempenho e a melhoria contínua dos serviços disponibilizados à população paranaense, com foco na capacitação e formação de profissionais para atuar no Setor Público.

A iniciativa é desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Os candidatos aprovados serão lotados em órgãos do Poder Executivo Estadual, localizados na Capital e em sete cidades do interior do Paraná.

A coordenadora de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, destaca o caráter inovador do programa, que auxilia no aperfeiçoamento prático e teórico de profissionais recém-formados em diversas áreas e também de servidores efetivos. “Essa iniciativa governamental tem impacto direto na qualificação do Setor Público, refletindo em melhoria nos serviços ofertados para a população”, afirmou.

Ela explica que o Governo do Estado tem o desenvolvimento de ambientes de inovação como tema prioritário, com foco no fortalecimento e na ampliação de mecanismos, que tornem a máquina pública mais eficiente, para promover mais agilidade e qualidade de vida para a população.

O programa de Residência Técnica (Restec) em Inovação, Transformação Digital e E-Gov contempla categorias profissionais de várias áreas do conhecimento: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biblioteconomia; Comunicação; Contabilidade; Design; Direito; Economia; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia da Produção; Engenharia Florestal; Estatística; Gestão Pública; Secretariado; e Tecnologia da Informação.

ATIVIDADES – Todos os candidatos devem ter concluído o curso de graduação nas respectivas áreas de interesse, conforme especificadas no edital, no período de novembro de 2019 a outubro de 2021. Os classificados serão matriculados no Curso de Especialização em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, ofertado pela Unicentro.

A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas residentes nas instituições vinculadas ao Governo do Estado será de 30 (trinta) horas semanais, compreendendo o período de segunda a sexta-feira. Já a carga teórica do curso de especialização será realizada, majoritariamente, em ambiente digital.

Além da gratuidade no curso de pós-graduação, os residentes técnicos receberão bolsa-auxílio mensal, no valor de R$ 1.900, e auxílio transporte, pelo período de 24 meses. O início das atividades está previsto para o mês de novembro.

COMUNICAÇÃO – A inserção do profissional graduado em Comunicação Organizacional é uma das novidades desse novo programa de residência técnica, relacionado ao ecossistema de inovação tecnológica paranaense. Ao todo, estão previstas 25 vagas (27% do total) nessa categoria, sendo 23 compartilhadas com profissionais formados em Administração e as outras duas com profissionais graduados nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A partir de uma articulação com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o intuito é ampliar as experiências de profissionalização voltadas ao Setor Público, especificamente nessa área do conhecimento. A instituição de ensino superior é a única a ofertar esse bacharelado no Sul do Brasil.

O professor João Augusto Moliani, coordenador do Curso de Comunicação Organizacional da UTFPR – Câmpus Curitiba, ressalta o perfil multidisciplinar e estratégico desses bacharéis. “Buscamos preparar profissionais capazes de atuar nas atividades de comunicação e marketing, e que compreendam os processos de comunicação nos contextos das organizações em diferentes segmentos e setores”, diz.

Segundo ele, a grade curricular abrange um conjunto de teorias e práticas relacionadas às várias vertentes da Comunicação, tais como Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Audiovisual; Marketing; e Cerimonial e Protocolo de Eventos. Os estudantes também têm disciplinas de gestão e planejamento, ministradas por professores de Administração.

Responsável pela implantação do curso na UTFPR, o professor Camilo Catto explica que essa formação acadêmica foi idealizada em conformidade com a realidade atual do mercado de trabalho. “Os comunicólogos organizacionais são profissionais com grande potencial para auxiliar nas atividades relacionadas às assessorias de Comunicação e de Imprensa dos órgãos governamentais”, afirma.

RESTEC – Atualmente, os programas de Restec contam com 764 residentes ativos nos seguintes cursos de pós-graduação: Gestão Pública; Engenharia e Gestão Ambiental; Engenharia e Obras Públicas; e Economia Rural. Provenientes de 25 áreas do conhecimento, esses profissionais estão lotados em 20 órgãos do Governo do Estado, situados em 29 municípios paranaenses.

Além da nova Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov, a Seti planeja lançar, ainda neste ano, outra Restec relacionada ao ecossistema de inovação, com especialização em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação.

SERVIÇO – Veja o cronograma do Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov.

Inscrições: até 1ºde outubro de 2021.

Aplicação da prova objetiva: 17 de outubro de 2021.

Divulgação do resultado final: 26 de outubro de 2021.

Matrículas: 1º de novembro de 2021.

Clique AQUI para consultar o edital e o conteúdo programático da prova objetiva, e efetuar a inscrição.

 

Fonte: Agência Estado