Cotidiano

Paraná lança nova ferrovia na terça

Curitiba – O governo do Paraná realiza terça-feira, em São Paulo, evento para a apresentar a proposta de construção de um novo ramal ferroviário para facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá.

O novo trecho ferroviário, de cerca de 1.000 quilômetros, vai ligar a região de Dourados (MS) ao litoral paranaense, passando pelo oeste do Estado. O valor estimado para a construção da ferrovia é de R$ 10 bilhões.

Para a execução do projeto do novo ramal, o governo lança um Procedimento de Manifestação de Interesse. Trata-se de um edital público de chamamento, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, destinado a empresas interessadas na elaboração de estudos técnico-operacionais, econômico-financeiros e ambientais para a construção e exploração de serviços ferroviários.

O trecho 1 da nova ferrovia ligará Guarapuava ao Porto de Paranaguá e terá 400 quilômetros de extensão. O trecho 2, que já é uma concessão da Ferroeste, será a extensão da linha de Guarapuava até Dourados (MS), passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos.

O projeto prevê ainda a revitalização do traçado de 250 quilômetros já existente e operado pela Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel. Este trecho também será subconcessionado. O traçado da nova ferrovia não poderá utilizar a malha operada pela Rumo, nem mesmo a sua Faixa de Domínio, proporcionando um impacto direto na melhoria dos serviços logísticos.