Policial

Paraná lança campanha para combater a violência infantil

O projeto é pioneiro no País e vai identificar biometricamente todas as crianças do Paraná, auxiliando o trabalho do Sicride

Curitiba – Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado hoje, o Paraná lança a campanha Viva Infância, que tem por objetivo combater a violência contra crianças e adolescentes. Em todo o Estado, a semana será marcada por mobilizações e ações de sensibilização em diversos municípios.

O material da campanha é composto por uma cartilha e uma série de vídeos para divulgação na internet. Com tiragem de 900 mil exemplares, a cartilha, intitulada “Quantas Crianças Correndo Perigo Você Consegue Encontrar Aqui?”, vai estimular as crianças a reconhecerem, nos desenhos apresentados, as diversas formas de violência a que podem estar expostas e a denunciá-las, contando com a ajuda de um adulto.

Já os filmes da campanha reforçam a ideia do direito à infância e à adolescência digna e feliz, mas que uma parcela significativa não tem acesso pleno aos direitos fundamentais.

As ações protetivas também serão reforçadas com o lançamento do Criança Protegida, que deverá ocorrer em breve. O projeto é pioneiro no País e vai identificar biometricamente todas as crianças do Paraná, auxiliando o trabalho do Sicride (Serviço de Investigação de Criança Desaparecida).

AÇÕES

A programação dos municípios para lembrar o 18 de maio contará com palestras, eventos, distribuição de folhetos e abordagem nas escolas e vias públicas. Em Cascavel será realizada a Semana Municipal contra a Violência às Crianças e Adolescentes, que terá a participação de outros municípios da região.

Já em Santa Tereza do Oeste, está programada a 10ª Semana de Sensibilização e Combate às Violências contra Crianças e Adolescentes com atividades culturais, teatros, premiações e artes circenses. Diversas atividades serão realizadas em todas as regiões do Estado, com caminhadas, palestras, distribuições de panfletos com orientações.