Saúde

Paraná já aplicou mais de meio milhão de vacinas contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde já descentralizou (distribuiu) estas doses e aguarda um novo envio nesta quinta-feira (28)

Paraná já aplicou mais de meio milhão de vacinas contra a gripe

 

 

Curitiba – De acordo com os dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde o Paraná já aplicou um total de 532.707 vacinas contra a Influenza até esta terça-feira (26). A campanha nacional teve início no dia 4 de abril e deve seguir até 3 de junho, sendo o próximo sábado (30) o dia D de mobilização social. Até agora, o governo federal enviou mais de 2 milhões de imunizantes para o Paraná.

A Secretaria de Estado da Saúde já descentralizou (distribuiu) estas doses e aguarda um novo envio nesta quinta-feira (28). A estimativa é que 4,3 milhões de pessoas deverão ser vacinadas durante a campanha e a meta é atingir pelo menos 90% do público-alvo. “Embora tenhamos um número considerável de vacinas aplicadas, precisamos avançar mais. A secretaria conta com o apoio dos municípios para reforçar a importância da imunização e a proteção contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

 

Proteção

A vacina atualizada protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Cascavel continua sendo o terceiro município que mais aplicou doses, um total de 18.003. Em primeiro é Curitiba com 51.455 e depois Londrina com 39.667.

A imunização contra a influenza é realizada em duas etapas. A primeira, de 4 de abril e 2 de maio, é direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.

A segunda, entre os dias 3 de maio e 3 de junho, abrangerá os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

Sarampo

Este ano a campanha de vacinação contra o Sarampo é realizada junto com a vacinação da gripe, reforçando a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios, quanto para doenças que já foram erradicadas.

Esta é a 8ª campanha de imunização contra a doença e busca atingir crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde. No último ano, a cobertura vacinal do Paraná ficou em 82,45%.

O Estado não registrou casos da doença em 2021 e 2022. Em 2019 foram contabilizados 1.653 casos e 428 em 2020. O imunizante tríplice viral pode ser administrado simultaneamente com a vacina da influenza a partir dos seis meses de idade. Para os trabalhadores da saúde, pode haver coadministração das vacinas tríplice viral e da vacina contra a Covid-19.