Cotidiano

Paraná: funcionalismo tem salário “top”

Curitiba – Em entrevista à Gazeta do Povo, o secretário da Fazenda do governo do Paraná, Mauro Ricardo Costa, ratificou que o funcionalismo público do Estado ficará sem reajuste da inflação até o fim do Governo Beto Richa. E carimbou: “As carreiras aqui são muito melhor remuneradas. A média salarial do funcionalismo paranaense é extremamente top”.

Ele disse que o governo retomou o pagamento de promoções e progressões e que para o ano que vem, estão previstos mais R$ 287 milhões para pagamento desse tipo de benefício.

Segundo o governo, é impossível conceder o reajuste pela inflação em função do acordo feito com o Governo Michel Temer para impor um teto de gastos aos estados. “Não há possibilidade de conceder o reajuste salarial. Teria que aportar R$ 2 bilhões a mais para o orçamento de 2018, não há espaço para isso”, disse.

Além disso, o discurso da Fazenda é de que o funcionalismo paranaense já tem salários muito bons: “De 2010 a 2017 o crescimento da folha foi de 150%, com um crescimento real [descontada a inflação] de 60%. Se olharmos salários do funcionalismo de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, vamos ver que as carreiras aqui são muito melhor remuneradas. E algumas delas ganham mais do que o funcionalismo público federal”, disse.

Para Mauro Ricardo, não conceder o reajuste “não significa que vão ter uma perda em relação ao que está sendo pago no mercado público nem no privado. A média salarial do funcionalismo paranaense é extremamente top. Não há o que reclamar em relação ao que foi concedido”, disse.