Saúde

Paraná fecha nove dos 638 colégios estaduais reabertos e suspende aulas presenciais em 135 turmas, diz secretaria

Estado retomou atividades presenciais, no modelo híbrido, no dia 10 de maio

Paraná fecha nove dos 638 colégios estaduais reabertos e suspende aulas presenciais em 135 turmas, diz secretaria

Dos 638 colégios estaduais que retomaram as aulas presenciais, no Paraná, nove precisaram fechar após a confirmação de casos de covid-19, segundo a Seed (Secretaria de Estado da Educação). Até sexta-feira (28), 135 turmas tiveram as aulas suspensas.

O Paraná retomou o ensino presencial, por meio do modelo híbrido, no dia 10 de maio. Desde então, o governo vem reabrindo as escolas aos poucos. Ao todo, o estado tem mais de 2,1 mil instituições.

A Seed informou que o fechamento temporário faz parte de resoluções e orientações sanitárias para manter as escolas como ambientes seguros.

Até agora, segundo a secretaria, 102 alunos, 112 professores e 76 funcionários de colégios foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Segundo a secretaria, a suspensão das aulas acontece por 10 dias, após a confirmação dos casos. Após este período, as atividades são retomadas.

A maior parte das escolas estado continua com o ensino remoto. Além disso, o retorno presencial, no modelo híbrido, é facultativo. Os responsáveis pelos alunos podem enviá-los para os colégios ou mantê-los estudando em casa.

Atualmente o Paraná tem mais de 1 milhão de alunos matriculados na rede pública de ensino. Destes, mais de 40 mil retornaram às salas de aula.

O modelo híbrido prevê que parte das aulas aconteçam presencialmente e outra parte pela internet. Segundo o governo, as salas de aula onde o modelo hibrido for realizado estarão equipadas com acesso à internet e computador.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, também serão seguidos os seguintes protocolos:

  • Distanciamento de 1,5 metro entre os alunos;
  • Disponibilização de álcool em gel para estudantes e funcionários das escolas;
  • Uso obrigatório de máscara dentro do colégio;
  • Aferição de temperatura na entrada das escolas;
  • Termo de autorização assinado pelo responsável legal.Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, os alunos que não têm estrutura de internet para acompanhar as aulas pela internet de casa serão priorizados para as atividades presenciais.
  • Fonte: G1 Paraná