Cotidiano

Paraná estreia relações com o Oriente Médio

Brasília – O Paraná quer expandir suas relações comerciais com países do Oriente Médio. Esta foi a principal mensagem do governador Beto Richa durante reunião com embaixadores do Irã, Israel, Líbano, Turquia, Catar e representantes do corpo diplomático do Kuwait e da Arábia Saudita no Brasil.

No encontro em Brasília, ontem, Richa apresentou potenciais do Paraná e reforçou a importância de abrir novos canais de diálogo com um dos mercados mais importantes para a economia paranaense.

Hoje, o Estado é responsável por 10% do comércio do Brasil com os países da região, sendo um dos principais fornecedores de carnes e de grãos. A Arábia Saudita é o quinto maior mercado importador de produtos paranaenses, atrás apenas da China, Argentina, Estados Unidos e Holanda. “Queremos reforçar e ampliar as boas parcerias com todos os países do Oriente Médio”, destacou o governador Beto Richa.

Richa também pediu aos diplomatas que considerem o Paraná como opção para novos investimentos no Brasil. “Havendo interesse dos países de investir no nosso País, que seja no Paraná”, enfatizou o governador, que também ressaltou que o Estado vive o maior ciclo industrial de sua história. “Fruto do diálogo com o setor produtivo, segurança jurídica e programas de atração de investimentos, como o nosso Paraná Competitivo”, disse.