Saúde

Paraná está com estoque de kit intubação no limite

Medicamentos devem durar sete dias

Paraná está com estoque de kit intubação no limite

Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que todos os estados brasileiros estão com pouco estoque e o Paraná está com estoques de bloqueadores musculares e sedativos em “estado crítico”.

A Sesa (Secretária Estadual de Saúde) informou que os estoques de medicamentos utilizados para a intubação de pacientes com covid-19 estão no limite e devem durar sete dias.

Segundo o Ministério da Saúde, os estoques indicados são para que durem até sete dias, caso seja superior, a indicação é que emprestem para outros municípios e hospitais.

Na última semana, a Sesa enviou cerca de 150 mil ampolas de medicamentos – entre sedativos e bloqueadores – para os hospitais que integram a estratégia de enfrentamento da pandemia e aos municípios que estavam com dificuldades na aquisição dos insumos.

De acordo com a assessoria, a secretaria está viabilizando a aquisição de medicamentos e articulando com o Ministério da Saúde a remessa de novas unidades de sedativos.

Em Cascavel, o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, informou que os estoque estão regulares e que não haverá falta desses medicamentos para os próximos dias. De acordo com ele, o Município se preveniu e realizou uma boa aquisição de insumos.