Cotidiano

Paraná entrega o trator 10 mil

Com o processo de modernização no campo em curso, o governo do Paraná estabeleceu nova meta: a de entregar o trator 12 mil até o ano 2018

Curitiba – O governo do Estado entrega na quarta-feira (29) o trator de número 10 mil do programa Trator Solidário, executado há 10 anos pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e entidades parceiras. Ao longo da década, foram investidos R$ 570 milhões para financiar os 10 mil tratores que provocaram grande impacto, em termos de modernização e inovação tecnológica, na pequena propriedade rural paranaense.

Com o processo de modernização no campo em curso, o governo do Paraná estabeleceu nova meta: a de entregar o trator 12 mil até o ano 2018, sempre buscando aumentar a renda e a qualidade de vida dos agricultores familiares.

Pelo programa, os tratores são financiados com preços 15% a 20% abaixo dos praticados nas revendas, gerando substancial economia para os pequenos produtores. Além disso, o sistema de financiamento é efetivado pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com juros fixos de 5,5% ao ano e correção em equivalência-produto, cuja moeda é o preço do milho, plantado em quase todas as propriedades do Paraná.

Considerando o uso coletivo de algumas máquinas, a Secretaria da Agricultura estima que mais de 20 mil famílias de agricultores paranaenses tenham se beneficiado do programa Trator Solidário até agora.

0Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, essa marca só foi atingida graças à capacidade inovadora de administrar o Estado estabelecida pelo governador Beto Richa. “Com visão empreendedora e moderna, o governador manteve ativo o programa, sensibilizado pelas reivindicações dos agricultores familiares”, diz Ortigara.

Municípios

Conforme acompanhamento do Deral (Departamento de Economia Rural), o município que mais teve trator financiado foi o de Ipiranga, do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento de Ponta Grossa, com 256 tratores financiados para agricultores familiares em 10 anos.

Em termos de região, a que mais teve tratores financiados no período foi a de Toledo, com 1.099 unidades vendidas aos agricultores familiares. Em seguida está a região de Curitiba, com 913 tratores financiados; Ponta Grossa, com 848 tratores financiados; e Cascavel, com 798 tratores financiados.