Policial

Paraná é base de operação contra descarte ilegal de óleo lubrificante

Cascavel – Uma operação deflagrada em nove estados brasileiros tem o Paraná como base de investigação de descarte ilegal de óleo lubrificante.

A ação, batizada como Oluc, ocorre no Paraná, em Goiás, em São Paulo, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, na Bahia, em Santa Catarina e em Minas Gerais, organizada pelo Cope (Centro de Operações Policiais Especiais).

Ao todo, foram expedidos 49 mandados de busca e apreensão. Cinco pessoas foram presas em flagrante e mais de 78 mil litros de óleo queimado foram apreendidos.

No Paraná houve dois flagrantes, seis notificações a empresas e outros quatro estabelecimentos que estão regularizados.

A ação tem parceria do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

De acordo com informações da Polícia Civil, essa é a primeira fase da operação, que pretende findar a atuação de empresas que fazem descarte ilegal de óleo lubrificante. O produto é usado em motores automotivos.

Durante a investigação, a polícia descobriu a existência de caminhões sem qualquer tipo de licença que fazem o transporte de óleo usado. A suspeita é de que exista uma quadrilha especializada em vender combustível batizado no País, cuja mistura é de óleo queimado e diesel.

Destinação

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) prevê destinação correta para o óleo queimado. Segundo a Agência, 12 empresas são aprovadas para recolher o óleo usado e outras 13 empresas que podem fazer o refino do produto. Outros 37 locais estão autorizados pela agência a estocar o óleo e existe até uma listagem de veículos que podem circular com esse material.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação do Cope comprovou que na prática as empresas que não têm autorização da ANP manipulam e transportam o óleo lubrificante provocando danos ao meio ambiente.