Policial

Paraná desenvolve ações de combate ao tráfico humano

A coordenadora do NETP, Silvia Cristina Xavier, ressalta a importância de juntar parceiros para realização da ação

Curitiba – O Paraná vai desenvolver uma série de atividades na 3ª Semana Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A primeira reunião, realizada pelo NETP (Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoa), aconteceu na sexta-feira e teve como objetivo a apresentação da programação que será cumprida de 25 a 30 de julho. A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, criando a Campanha Coração Azul.

Entre os objetivos estão a ampliação do conhecimento e da mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas e das redes para o enfrentamento do tráfico de pessoas, bem como a ampliação da participação da sociedade civil a fim de dar visibilidade às ações nessa área.

Para essa terceira edição da semana novos parceiros foram convidados a participar de uma ampla mobilização nacional, que constará de iluminação de prédios públicos, seminários, rodas de diálogos, distribuição de materiais e blitzes educativas, dentre outras atividades.

A coordenadora do NETP, Silvia Cristina Xavier, ressalta a importância de juntar parceiros para realização da ação. “O desafio do Núcleo como parte da Secretaria da Justiça é reunir o máximo de parceiros que possam nos apoiar nas ações que levaremos à população na semana da campanha. Nosso objetivo também é levar diferentes ações para o interior do Estado”.

Coração Azul

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico e a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU com a luta contra esse crime, que atenta contra a dignidade humana.

Da mesma forma que a fita vermelha se tornou o símbolo internacional da conscientização sobre a Aids, esta iniciativa busca fazer do Coração Azul o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas.