Cotidiano

Paraná confirma queda de 10% na safra de grãos de verão

Curitiba – A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento confirma uma redução de 10% para a safra de grãos de verão 2017/18 em relação à produção no mesmo período do ano passado. A expectativa é colher 22,7 milhões de toneladas de grãos, que corresponde a um volume de 2,5 milhões de toneladas de grãos a menos este ano.

De acordo com a pesquisa do Deral (Departamento de Economia Rural), relativa a janeiro, perdas esperadas nas safras de milho e feijão estão contribuindo para essas quedas. Em relação ao milho, a queda na área plantada está projetando uma redução de quase dois milhões de toneladas na colheita.

O segundo fator é o comportamento do clima neste início de ano. As chuvas que estão ocorrendo em todo Estado prejudicaram fortemente os cultivos de feijão. A perda inicial já detectada pelo Deral está estimada em 65 mil toneladas.

A pesquisa foi feita no período compreendido entre o final de dezembro/2017 até 20 de janeiro/18.

Para o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, a redução na produção de grãos da primeira safra primavera/verão já era esperada. O excesso de chuvas não permitiu a colheita do feijão na época adequada.

A colheita da primeira safra de milho confirma que esse período começa a se caracterizar como safra de nicho, com área e volume pequenos, mas com produtores especializados na cultura, observou o administrador Edmar Gervásio, técnico e analista de milho pelo Deral.

Na primeira safra houve queda de 35% na área plantada, que caiu de 513.627 plantados para 333.153 hectares plantados este ano. O Deral projeta redução de 39% na produção, que cai de 4,92 milhões de toneladas para 3 milhões de toneladas. A redução ocorre em função dos baixos preços.

Em relação à segunda safra de milho, inicia-se o período de plantio com expectativa de produção superior a 12 milhões de toneladas, 8% a menos em relação ao volume colhido no mesmo período do ano passado. O plantio deve se intensificar na medida em que a soja seja colhida. A redução de área este ano estimada inicialmente em 11%.

A soja, principal lavoura no Paraná, ainda está em sua maior parte em boas condições de desenvolvimento. O Deral permanece com a estimativa inicial de colher 19,3 milhões de toneladas, embora tenha constatado a ocorrência de casos de abortamento de vagem na parte inferior da planta, principalmente no oeste do Estado.