Cotidiano

Paraná comemora dia do rio Iguaçu

A comemoração envolveu plantio de mudas nativas às margens do rio e uma visita socioeducativa ao EcoExpresso, da Sanepar

Curitiba – No dia do rio Iguaçu, comemorado ontem, o Parque Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi palco de debate sobre a importância da preservação ambiental. Estudantes, moradores e autoridades se reuniram para uma reflexão sobre a importância da preservar os recursos hídricos.

A comemoração envolveu plantio de mudas nativas às margens do rio e uma visita socioeducativa ao EcoExpresso, da Sanepar. “O Iguaçu é o nosso rio mais emblemático, começa na região de Curitiba e termina em Foz do Iguaçu. Instituir este dia foi o último projeto que apresentei como deputada estadual. Hoje ele faz parte do calendário, inclusive das escolas, para ensinar aos alunos a importância da preservação da água e também a importância deste rio”, disse a vice-governadora Cida Borghetti. 

Com 1,3 mil quilômetros e 23 afluentes, em várias regiões do Estado, o Iguaçu é o maior rio do Paraná, abrangendo 109 municípios, desde a nascente até Foz do Iguaçu, na região Oeste. Por sua importância, o governador Beto Richa instituiu em 2015, por meio do decreto número 1589, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu, que desenvolve políticas e ações para recuperação do rio em suas áreas mais críticas e para manter a qualidade da água nos trechos onde ele ainda está preservado.