Cotidiano

Paraná bate recorde na aplicação de recursos para saúde

Este é o maior valor já aplicado nos oito primeiros meses do ano e representa 12,6% das receitas correntes líquidas do Estado

Curitiba – O governo do Estado já destinou mais de R$ 3,2 bilhões para fortalecer e qualificar a rede pública de saúde do Paraná. Ao todo, R$ 2,3 bilhões são referentes a recursos próprios do tesouro estadual. Este é o maior valor já aplicado nos oito primeiros meses do ano e representa 12,6% das receitas correntes líquidas do Estado.

O balanço detalhado dos investimentos foi apresentado ontem pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, na Assembleia Legislativa do Paraná. “Os números mostram que saúde é prioridade no Estado. Desde que assumiu, o governador Beto Richa tem dado atenção especial ao setor. Prova disso é que hoje temos um dos melhores sistemas públicos de Saúde do país”, ressaltou o secretário.

Na prestação de contas do segundo quadrimestre do ano, o destaque ficou por conta de iniciativas pioneiras do Paraná que estão transformando o SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. “Ampliamos o mutirão paranaense de cirurgias eletivas, realizamos a campanha de vacinação contra a dengue, formamos mais de três mil conselheiros de saúde e ainda criamos um incentivo extra para que os municípios aumentem a oferta de consultas e exames”, explicou Caputo Neto.

De janeiro a agosto, a execução orçamentária da Secretaria da Saúde também foi satisfatória e se aproximou a 78%, um dos mais altos desempenhos dos últimos anos. “Temos investido forte na estrutura de atendimento dos municípios. Isso faz com que as pessoas tenham acesso a serviços de qualidade cada vez mais perto de suas casas”, enfatizou o secretário.

No caso do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, o investimento permitiu que se agilizasse a fila de espera por uma série de procedimentos. Mais de 45 mil cirurgias já foram feitas em diversas especialidades, sendo pelo menos 20 mil de catarata. Pessoas que estavam há mais de cinco anos na fila foram beneficiadas.