Saúde

Paraná ativa 62 leitos clínicos para atendimento de pacientes com covid-19

Nesta sexta-feira, o boletim da Sesa aponta 1.530 pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 estão internados

Paraná ativa 62 leitos clínicos para atendimento de pacientes com covid-19

A Secretaria da Saúde do Paraná anunciou a ativação de 62 leitos de enfermaria nas macrorregiões Leste e Oeste do estado entre hoje e amanhã para atendimento exclusivo da covid-19.

52 leitos já foram ativados nesta sexta-feira: 15 estão no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; 15 no Instituto Nossa Vida, no município de Coronel Vivida; 12 no Hospital e Maternidade Jesuítas, no município de Jesuítas, e 10 leitos na Associação de Saúde, no município de Mangueirinha.

Amanhã, sábado, mais 10 leitos serão ativados no Hospital Bom Samaritano, em Céu Azul, na região de Cascavel, macrorregião Oeste.

A Sesa desenha e organiza a ampliação da rede de leitos para atender pacientes em todas as regiões e para a próxima semana existe a previsão de ativação de leitos de UTI: 5 em Sarandi e 6 em Francisco Beltrão. Na sequência, a Sesa prevê a ativação de 10 leitos UTI em Maringá.

“O esforço do Governo do Estado é permanente para que não faltem leitos no Estado tanto de enfermaria como de UTI; conseguimos nos primeiros nove meses de pandemia habilitar  1.135 leitos  UTIs exclusivos para tratamento da covid-19.  Anteriormente, em 30 anos, o estado tinha 1.315 para todo SUS”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Hoje, quase um ano depois da organização da rede exclusiva Covid-19, e mesmo tendo passado por desativações em função da própria dinâmica da pandemia, o Paraná tem 1.216 leitos de UTI adulto, 22 UTI pediátricas; 1.779 leitos clínicos para adultos e 34 clínicos para crianças.

Desde o início da pandemia a Secretaria da Saúde do Paraná movimentou cerca de R$ 484 milhões em recursos de custeio e investimentos relacionados exclusivamente à Covid-19; cerca de R$ 320 milhões foram destinados à área Gestão em Saúde, que é responsável pela habilitação e contratações de leitos no Estado.

“Lembrando que a habilitação implica em todo esquema de funcionamento de um leito, como equipamentos, estrutura, profissionais e medicamentos”, ressaltou o secretário.

Ocupação – Nesta sexta-feira, o boletim da Sesa aponta 1.530 pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 estão internados; são 1.284 pacientes em leitos SUS (653 em UTI e 631 em leitos clínicos/enfermaria) e 246 em leitos da rede particular (109 em UTI e 137 em leitos clínicos/enfermaria), isso representa 89% de ocupação geral no estado.

“É a maior ocupação de leitos desde o início da covid-19, estamos no segundo dia seguido com números chegando ao limite ”, afirma o diretor de gestão em saúde da Sesa, Vinícuius Filipak.

“Há meses estamos alertando tanto a gestores, profissionais da saúde e, principalmente à população, de que não basta a habilitação de mais leitos; a Covid-19 tem alta transmissibilidade e também alta taxa de letalidade; cerca de 20% dos internados vão à óbito. Por isso nosso alerta é para que todas as medidas preventivas sejam mantidas, como o uso da máscara de proteção, a higienização constante das mãos e o distanciamento social”, afirmou Filipak.