Cotidiano

Paraguaios barram banana do Brasil com medo de praga

Foz do Iguaçu – O medo da presença de uma praga que estaria dizimando algumas plantações de banana no Brasil levou produtores da fruta no Paraguai a fiscalizar a entrada do produto na Ponte da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A preocupação é com a possibilidade de contaminação nas plantações de banana do país vizinho.

Segundo os produtores paraguaios, cerca de 50 mil quilos de banana estariam prestes a atravessar a divisa. Caixas de frutas trazidas do Brasil para comercialização no Paraguai foram interceptadas por um grupo, que cobriu as frutas com cal para se precaver de qualquer tipo de praga nas frutas.

O temor é tanto que o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e Sementes do Paraguai admitiu a preocupação com a entrada dessas pragas, conhecidas como sigakota negra, moco do banano e opogina sacchari.

No Paraguai, a comunidade de Tempiaporá abriga 5 mil produtores de banana em uma área cultivada de 9 mil hectares. Conforme eles, a presença da banana brasileira estaria comprometendo a venda da produção paraguaia.