Cotidiano

Paraguaios ameaçam novo protesto em Cidade do Leste

A proposta é fechar todas as vias de acesso à Ponte da Amizade desde a cabeceira até o KM 30

Paraguaios ameaçam novo protesto em Cidade do Leste

Foz do Iguaçu – Um vídeo correu as redes sociais ontem convocando a população de Cidade do Leste para um grande protesto no sentido de pressionar o governo a reabrir a Ponte da Amizade.

Nenhuma entidade assina o vídeo, informou o GDia, mas a mensagem é muito forte: “Nenhum caminhão vai passar para o Brasil e nem vir para o Paraguai. É a única possibilidade que temos de nos salvar da morte pela fome. Precisamos reativar a nossa economia para evitar o colapso financeiro”.

A mensagem convoca os moradores para iniciar o protesto às 5h do próximo sábado (5). A proposta é fechar todas as vias de acesso à Ponte da Amizade desde a cabeceira até o KM 30. A convocação se estende aos moradores de Hernandarias e Porto Franco.

“Iremos tomar todas as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus, mas temos de alertar o governo porque nada de positivo vamos escutar por parte deles. Somos obrigados a tomar essa medida de força para garantir a nossa sobrevivência. A ponte ficará fechada por tempo indeterminado e nenhum caminhão irá passar”, diz a mensagem.

A manifestação também pede o afastamento do ministro da Saúde e demais autoridades sanitárias contrárias à reabertura das fronteiras.

A Ponte da Amizade está fechada desde março, com exceção do trânsito de caminhões com cargas. Se o protesto for cumprido, o Paraguai não aguentará muito tempo sem a entrada de caminhões que abastecem o país. São milhares de caminhões brasileiros e argentinos que levam alimentos e insumos ao país vizinho. “Com as fronteiras totalmente fechadas, o Paraguai não aguenta uma semana”, comentou um economista da fronteira.

A mensagem diz ainda que a população mais pobre de Cidade do Leste “já está buscando comida nos latões de lixo e, em breve, irão se matar por um prato de comida. Nós temos de evitar uma tragédia maior, evitar que esta próspera cidade se transforme em uma cidade fantasma, evitar que nos atirem no precipício”.