Cotidiano

Paraguai vai exigir certificado de vacina contra febre amarela

Foz do Iguaçu – O Serviço de Migração do Paraguai vai a exigir a partir de 1º de fevereiro o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela para todas as pessoas que entrarem no país ou saírem do país e que vão ou que vieram da zona de circulação ativa da febre amarela. A exigência, a pedido do Ministério de Saúde do Paraguai, tem a ver com o surto da doença registrado no Brasil, especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

O Serviço de Migração paraguaio é o responsável pela cobrança do documento na entrada ou na saída do país, seja por via aérea ou terrestre. A vacina deve ser aplicada com pelo menos dez dias de antecedência da data da viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença.

A medida visa impedir a volta da doença. O último surto de febre amarela no Paraguai foi em 2008, quando o país registrou 28 casos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, desde julho de 2017 já foram registradas 53 mortes por febre amarela no País, com índice de letalidade de 40%.

Compristas

A princípio, a medida não deve afetar o trânsito fronteiriço movimentado pelo setor de compras em Cidade de Leste. Apenas para quem vai dar entrada no país na aduana paraguaia e seguir viagem para outras regiões do país vizinho é que deverão apresentar a carteirinha internacional, expedida pela Anvisa.