Esportes

Paraguai se une à Argentina e Uruguai para pleitear Copa

Rio de Janeiro – A disputa para sediar a Copa do Mundo de 2030 ganhou um novo protagonista. Para ser mais exato, um novo aliado. O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, anunciou que o país se juntará a Argentina e Uruguai no pleito pelo Mundial que marcará o centenário da competição. O político fez o anúncio em sua conta oficial no Twitter, depois de reunião com o presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez.

“Confirmo que já estamos de acordo os presidentes de Paraguai, Argentina e Uruguai para disputar a candidatura do Mundial de Futebol 2030”, anunciou Cartes.

Alejandro Domínguez também se manifestou na rede social e se referiu ao Paraguai como uma sub-sede para o torneio. A ideia é que apenas a capital Assunção seja utilizada. Recentemente, o Cerro Porteño reabriu seu estádio após quase três anos de obra. A “Nueva Olla” é a arena mais moderna do país, mas até 2030, o Defensores del Chaco, principal palco do futebol paraguaio, pode ser reformado.

A inclusão do Paraguai acontece na semana em que Argentina e Uruguai pretendiam tornar a proposta dos dois países oficial. Na quarta ocorreria uma cerimônia no Parque Anchorena, residência de verão do presidente uruguaio, a cerca de 200 quilômetros de Montevidéu, com os presidentes Tabaré Vázquez, do Uruguai, e Mauricio Macri, da Argentina. O evento marcaria o início da candidatura conjunta ao Mundial de 2030. No entanto, os presidentes da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, requisitaram presença no encontro, que foi postergado para o início de outubro.