Cotidiano

Parada Gay em São Paulo tem protestos contra governo Temer

SÃO PAULO – Pessoas que participam da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece neste domingo na avenida Paulista, aproveitam para protestar contra o governo do presidente interino Michel Temer.

Os manifestantes, que pertencem a União LGBT, carregam cartazes com os dizeres “Fora Temer” e “LGBT contra o golpe Temer Jamais! Nome social é um direito”.

– Estamos aqui pra gritar não só contra o preconceito, mas contra o golpe também – disse um deles, que se identificou como Luiz Augusto.

A concentração começou por volta das 10h em frente ao vão livre do Masp. A parada chega a sua 20ª edição com o tema “Lei de identidade de gênero, já – Todas as pessoas juntas contra a Transfobia”.

Os organizadores prometem fazer uma grande mobilização para que o projeto de autoria dos deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, seja aprovado. Ele prevê que travestis, transexuais e transgêneros possam solicitar mudanças em seus dados e emissão de nova carteira de identidade.

– O preconceito está em todos os grupos, mas o segmento T é a ponta mais frágil da comunidade LGBT. Infelizmente, ainda não temos uma lei que trate disso – disse Fernando Quaresma, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

Ao todo, 17 trios elétricos ocupam a avenida no sentido da Consolação. Por volta do 12h, eles devem começar a deixar a avenida em direção à Praça Roosevelt, onde está previsto o fim do evento.

Na semana passada, o prefeito Fernando Haddad (PT) assinou um decreto que põe o evento no calendário oficial da cidade. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é considerada uma das maiores do mundo.