Cotidiano

Parada do Orgulho LGBT inspira roteiro em São Paulo

SÃO PAULO – Maio costuma ser um mês de “ferveção” em São Paulo. Seguindo a tradição, no fim de semana após a Virada Cultural, tem a Parada do Orgulho LGBT. No próximo domingo, o evento, um dos maiores do mundo, atraindo uma média de dois milhões de pessoas, comemora 20 anos. Acontece das 10h às 18h na Avenida Paulista (a concentração é em frente ao Masp). Este ano, a organização pede para que se chegue cedo: os trios elétricos começam a desfilar por volta do meio-dia. O tema da Parada Gay este ano é “Lei de Identidade de Gênero, já! Todas as pessoas juntas contra a transfobia”; a bandeira é pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da chamada “Lei de Identidade de Gênero”. Antes do evento, hoje mesmo acontece a Feira Cultural LGBT. Será das 10h às 22h no Vale do Anhangabaú, com moda, gastronomia e entretenimento.

Apesar do viés político que sempre teve, a Parada Gay é divertidíssima, um acontecimento na cidade. Aproveite a viagem e seja feliz nesses lugares que indicamos.

FESTINHAS ITINERANTES

Nada tem sido mais gostoso que as festinhas itinerantes — algumas secretas — pela cidade. Numa ode a ícones fashionistas e celebrando o deboche sufocado por vezes pelo politicamente correto, os paulistanos se reúnem nos próximos dias em pelo menos quatro grandes festas pela cidade.

Na Megazord, na Rua Augusta 501, o negócio é reverenciar a diva Madonna. O Ray Of Light do pop acontece amanhã, a partir das 23h30m. Tem DJs de várias festas tocando lá.

Na Beyonça Pintada, também amanhã, a galera se jogará na L’amour Night Club, na Rua Bento Freitas 366, a partir das 23h. O bloco Minhoqueens, sucesso no carnaval paulistano, dará o tom da festa. No sábado, Ney Matogrosso se junta a Marília Bessy para um show no Cine Joia (Praça Carlos Gomes 82), no bairro da Liberdade. A dupla já teve o DVD indicado para o Grammy Latino.

Por fim, também no sábado, uma das maiores celebrações do mundo gay acontece na festa Kevin, na Rua Álvaro de Carvalho 380, no Centro. O lema da balada, uma das mais animadinhas, é bastante simples e direto: “Vem que é fácil. Não tem carão, e a luz é baixa. Pode vir de roupa, mas pode tirar também”.

VER, SER VISTO E ATÉ COMER

A região da Paulista é a área mais gay da cidade. E estão por ali as melhores opções para um café, um almoço executivo ou jantar em lugar para ver e ser visto. O Café Urbe (Rua Antônio Carlos 404) é onde se concentram gays e lésbicas da linha universitária.

O bom e velho Ritz (Alameda Franca 1.088) é perfeito para quem quer conhecer um designer ou publicitário ‘descoladinho’.

Para “fazer carão”, tem o Spot (Alameda Ministro Rocha Azevedo 72). Para paquerar, vale ficar nas mesinhas do lado de fora.

UMA SAUNA NO ‘AFTER’

Já comeu, bebeu, dançou e não pegou ninguém? Se joga na Chilli Beans. Uma das maiores saunas do país, é lá (em pleno Largo do Arouche) que o filho chora (de alegria) e a mãe não vê (ainda bem).

Gosta de pegação, mas não tolera bate-estaca na pista? Os jardins da The Week (Barra Funda) é onde clientes procuram se conhecer muito melhor, quase biblicamente.