Cotidiano

Para Serra, impacto do protesto de países contra Temer na ONU é 'zero'

NOVA YORK ? José Serra, o ministro das Relações Exteiores do Brasil, afirmou na tarde desta terça-feira que o impacto do protestos das delegações de países que se ausentaram da Assembleia Geral da ONU para não ouvir o discurso do presidente Michel Temer é “zero”. Ele falou que não sabia do protesto,e que ia ler melhor sobre a participação da Costa Rica na manifestação, que teve a participação de Venezuela, Equador, Nicaragua, Cuba e Bolívia.

? Estava na primeira fila (do plenário da ONU na hora do discurso de Temer), nem me dei conta. Em todo caso a ONU tem 200 membros, né, são cerca de 200 países, não me parece uma proporção significativa. Mas, de todo modo, com relação à Costa Rica e vou ler a nota e tomar conhecimento ? disse Serra, que minimizou o impacto deste protesto: ? Nenhum. Zero. Do ponto de vista internacional é próximo de zero.

Serra disse que não sabia deste posicionamento da Costa Rica e que queria ler o posicionamento do pais antes de manifestar pois, como ministro das relações exteiores, não pode “dar palpites”. Por outro lado, ele desdenhou o protesto dos chamados países bolivarianos – Venezuela, Equador, Bolívia, Cuba e Nicaragua:

? Isso já era previsível.

Este grupo de países não aceitou o impeachment de Dilma Rousseff e concorda com a tese da ex-presidente de que houve um golpe à democracia no Brasil. Todos eles são governos de esquerda.