Esportes

Para Levir Culpi, briga pelo G-6 está ?totalmente aberta?

Após três derrotas seguidas por 2 a 1, o Fluminense saiu da zona de classificação para a Copa Libertadores do ano que vem. Mas o técnico Levir Culpi garante que nada está perdido. Faltando sete rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o treinador do Fluminense disse que a disputa pela vaga no G-6 está aberta.

TABELA: Jogos e classificação da Série A

ARBITRAGEM POLÊMICA – 17-10

– Está totalmente aberto. Os times são muitos parecidos, qualquer resultado é normal. Temos que ter tranquilidade e coragem para sair dessa situação. Alguns times vivem um elevador: muita alegria na vitória e muita tristeza na derrota. Mas não pode ser assim. Os jogos são muito parecidos. Olha o São Paulo: foi uma vitória até certo ponto inesperada. Ainda temos 21 pontos em disputa e o panorama vai mudar bastante até o fim do campeonato.

Com a derrota para o São Paulo, o Fluminense caiu para a nona posição com 46 pontos. A equipe tricolor agora está a dois pontos do Atlético-PR, o sexto colocado. Para Levir, a equipe foi derrotada em Edson Passos porque se descontrolou.

– O resultado é normal, não é normal tomar essa virada. Tivemos três substituições de ordem física (Marcos Júnior, Pierre e Wellington Silva) e o time se descontrolou. Esse resultado negativo pesa muito para o Fluminense, mas ainda temos a oportunidade de chegar bem no G-6. Não podemos perder o equilíbrio.

Na entrevista coletiva, Levir também foi questionado sobre o pedido tricolor de anulação do Fla-Flu. O Fluminense entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o resultado da partida – vitória rubro-negra por 2 a 1 – foi suspenso.

– O problema com a arbitragem foi claro e amplamente discutido. Foi até bom eu não dar entrevista depois do jogo. Já passamos por um julgamento por causa das declarações após a partida contra o Corinthians. Qualquer colocação fora do normal poderia ser um transtorno para o clube. Agora cabe à CBF tomar as decisões cabíveis. Se acontecer alguma coisa, queremos nossos direitos. Ninguém quer ser lesado. Vamos aguardar a parte jurídica – disse Levir.

O técnico lembrou que já foi comprovado que houve interferência externa no lance do gol anulado do zagueiro Henrique. Uma reportagem do ?Esporte Espetacular?, da TV Globo, no domingo, mostrou que o árbitro Sandro Meira Ricci foi avisado de que a TV estava dando que houve impedimento no lance. O treinador, no entanto, disse que é difícil pleitear estes pontos, pois o jogador tricolor realmente estava impedido.

– Isso já ficou provado, não é mais a discussão. Claro que é um negócio chato. O que mais me incomoda é que havia impedimento. É difícil pleitear algo quando o gol estava impedido. Mas se somarmos os pontos que perdemos com erros de arbitragem, estaríamos perto do G-4. Temos que conviver com os erros e acertos dos árbitros. O pessoal do departamento jurídico tem que usar as leis para que ninguém saia prejudicado.