Agronegócio

Para garantir preços, governo autoriza leilões de arroz

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento programou leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) e PEP (Prêmio para Escoamento de Produto) com oferta de 70 mil toneladas de arroz em casca do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta quinta-feira (15).

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola, a comercialização do arroz será realizada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e dará continuidade ao apoio à venda do grão. Estão previstas 38 mil toneladas para as operações de PEP e 32 mil toneladas para Pepro.

Nos dois leilões já realizados neste ano foram comercializadas 256,9 mil toneladas de arroz, sendo 173,6 mil toneladas em leilão de PEP e 83,2 mil toneladas, em Pepro. Foram alocados para este fim R$ 19 milhões.

Os leilões foram autorizados em portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de dezembro estando previsto valor aproximado de R$ 100 milhões para as operações. O objetivo é garantir a manutenção dos preços mínimos do cereal na Região Sul e cumprir a Política de Garantia de Preços Mínimos do governo federal.

No PEP, as indústrias de beneficiamento e comerciantes de cereais recebem o prêmio após comprovar a compra do produto pelo preço mínimo e o escoamento para os destinos permitidos. Já no Pepro, o prêmio é ofertado ao produtor ou sua cooperativa que efetue a venda do produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio equalizador arrematado, e comprove o escoamento nas condições previstas em aviso.