Cotidiano

Para Fernando Henrique, PT e PSDB integram a ?velharia? da política

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse em entrevista publicada nesta quarta-feira concordar com a ideia de que PT e PSDB perderam frescor e hoje integram o que chamou há 20 anos de ?velharia? da política brasileira.

Em entrevista ao portal UOL, ele foi confrontado com frase registrada em 1996 em seu livro de memórias, quando registrou estar à frente de um país ?onde a modernização se faz com a podridão, a velharia e o tradicionalismo o qual, na verdade, ainda pesa muitíssimo?.

?PSDB e PT tinham um certo frescor, uma coisa de vanguarda. Hoje não lhe parece que também esses dois partidos, inclusive o vosso, integram a velharia??, perguntou o repórter do UOL ao ex-presidente.

?Me parece (…) Você quer melhorar, avançar, ser progressista. Mas você precisa de partido que existe. E o que existe na maior parte é isso. Por isso é necessário a liderança. Infelizmente, não fomos capazes de superar esses entraves enormes, que chamo de atraso. Não é direta e esquerda, é cultural. São pessoas que querem tirar proveito do Estado?, disse o ex-presidente.

Fernando Henrique criticou o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski por terem dividido em duas partes a votação do impeachment da então presidente afastada Dilma Rousseff (PT), o que lhe permitiu ter os direitos políticos preservados.

?Acho que a obrigação número um do senador é ser a favor da Constituição. Você pode até, na alma, dizer: ?Ah, meu Deus, que pena!? Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade, mesmo quando escrevo, quando critico, com relação à presidente Dilma. Eu procuro ser uma pessoa que a considera. Mas isso é uma coisa no plano pessoal. Outra coisa é você como senador?, disse FH.

O ex-presidente disse considerar que a decisão de Lewandowski se situa no ?absurdo?:

?Vamos falar português claro: o presidente do Supremo Tribunal Federal tomou a decisão e não podia ter tomado essa decisão?, disse o ex-presidente.

Na entrevista, Fernando Henrique disse ser ?difícil colar? a versão do ex-presidente Lula para o uso do sítio de Atibaia que recebeu benesses bancadas por empreiteiras investigadas na Lava-Jato, como Odebrecht e OAS. O ex-presidente sustenta que nunca se considerou dono do imóvel, apesar do uso frequente.

?É difícil porque houve uso reiterado dos bens. É claro que a Justiça vai ter que provar. Às vezes não é fácil provar?, disse FH.

O ex-presidente prevê uma reação de parte da opinião pública caso o ex-presidente Lula seja preso na Lava-Jato.

?Se não houver um esclarecimento muito grande das razões pelas quais vai preso, haverá uma reação dos seus partidários e, provavelmente, de uma parte da opinião pública?, afirmou.