Cotidiano

Para defesa, relatório ?decepcionante? complica situação de Cunha

advogado-cunha-marcelo-nobreBRASÍLIA ? O advogado de defesa do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a situação do cliente ficou mais difícil diante de um parecer “decepcionante” apresentado na Comissão de Constituição e Justiça pelo relator dos recursos, Ronaldo Fonseca (PROS-DF). Marcelo Nobre, que cuida do processo de Cunha na Câmara desde o início de sua tramitação, revelou que esperava a aprovação de pelo menos quatro dos 16 requerimentos apresentados à CCJ. Apenas um foi acatado por Fonseca, o que pede a anulação da votação do Conselho de Ética que aprovou o parecer de Marcos Rogério (DEM-RO).

A defesa disse que aguardava que Fonseca também acatasse o pedido impedimento de Rogério à frente da relatoria do processo no Conselho de Ética, o aditamento da denúncia, além do que o advogado considera como duplo julgamento de Cunha, por ele responder em paralelo sobre a existência de contas no exterior.

? É um cenário ruim para meu cliente. Agora é engraçado, todo mundo acusa a defesa de manobras. Eles fazem os erros, acusam de manobras, que obviamente são os recursos. A gente consegue obter o provimento de nosso recurso, mas anulam e voltam porque eles erraram. Na nossa opinião, de propósito. E aí quando fazem coisas como essas que estão fazendo, não são consideradas manobras ? declarou o advogado.

Nobre atacou deputados que julgam o processo apenas de forma política. Ele lembrou que no futuro eles podem estar na mesma situação que o cliente está.

? Meu cliente nunca imaginou que estaria na situação que se encontra hoje. Amanhã podem ser eles. Esse processo terá consequências na vida parlamentar ? disse.

Agora, Nobre prepara Cunha para uma defesa política a ser feita na própria CCJ na próxima segunda-feira. Ele espera reverter a situação de Cunha ao tentar convencer membros da comissão que de houve violações ao regimento da Casa durante o processo. Visivelmente abatido e já em tom de despedida, Nobre afirmou que Cunha é um cliente “interessante” e que é um caso que merece ser estudado.

? Nunca vi meu cliente mal, psicologicamente abatido. Muito pelo contrário, ele quem dava força para o processo continuar ? declarou Nobre.

*Estagiário sob supervisão de Maria Lima