Cotidiano

Para Associação, com cobrança de bagagem preço de passagens aéreas deve cair

BRASÍLIA – O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, garantiu que os preços das passagens aéreas cairão após as mudanças anunciadas pela Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil. Entre as novidades, está a permissão para a cobrança de bagagens. Ele apostou que, ao longo de um ano, o Brasil deve ter passagens competitivas como as companhias aéreas de baixo custo que operam no exterior.

? Você pode garantir que vai ter passagens aéreas mais baratas. Eu afirmo isso com todas as letras ? garantiu o presidente, que explicou:

? A bagagem não é gratuita. Hoje, a bagagem é paga sem transparência para o consumidor e de forma injusta.

Sanovicz argumentou que a maior parte dos passageiros viaja sem bagagem, mas na sua tarifa está embutido o preço das malas que tem direito. Ele lembra que essa é uma regra estipulada nos anos 80, quando voar era “coisa para uma pequena elite”.

? Essa regra de agora passa a ser: paga quem usa. Vamos passar agora por um momento de mudança cultural.

Em entrevista coletiva nesta manhã, ele ressaltou toda essa desregulamentação feita pela Anac aumenta a concorrência, o que, inexoravelmente, derruba o preço. Ele lembrou que quando o governo deixou de tabelar as tarifas, elas caíram. Segundo o presidente da Abear, o preço médio hoje é 60% menor do que era há dez anos.

? Tudo aquilo que é desregulamentado abre espaço para disputar cliente. Isso vai se tornar um diferencial competitivo de casa empresa ? disse antes de ser questionado sobre os preços de passagens de baixo custo no exterior:

? Creio que ao longo do próximo ano vamos viver experiências parecidas.