Esportes

Papelão olímpico: egípcio se recusa a cumprimentar israelense

O judoca egípcio Islam El Shehaby (+100kg) protagonizou uma das cenas mais constrangedoras destes Jogos Olímpicos. Após perder sua primeira luta por ippon para o israelense Or Sasson, ele se recusou a cumprimentar o adversário.Para piorar, Islam estava saindo do tatame sem fazer o cumprimento final.

Islam esperou o israelense deixar a área de competição para, então, voltar e fazer os cumprimento final sob olhar de reprovação do árbitro. A atitude lhe rendeu uma vaia fenomenal na Arena Carioca 2.
201608121051519230_AP.jpg
Esta não é a primeira vez que um judoca israelense passa por uma cena constrangedora no torneio. A judoca Joud Fahmy (52kg), da Árabia Saudita, não apareceu para sua luta, no último domingo, para o confronto contra a romena Christianne Legentil.
Segundo o comitê olímpico de seu país, a judoca não compareceu ao tatame porque estava com lesões nas pernas e nos braços, que teriam acontecido durante o treinamento.

No entanto, jornais israelenses afirmam que o motivo teria sido outro. Caso passasse de fase, a árabe teria que enfrentar a israelense Gili Cohen na fase seguinte. E, devido as discordâncias políticas entre os dois países, a judoca preferiu evitar o confronto.

A israelense, que era cabeça de chave, acabou perdendo para a romena.

Na Cerimônia de Abertura, atletas da delegação do Líbano já haviam recusado a dividir ônibus com atletas israelenses.