Cotidiano

Papa visita pequena comunidade católica no Azerbaijão

201610020604450712_RTS.jpg

BAKU ? O Papa Francisco desembarcou neste domingo ao Azerbaijão, segunda e última etapa de sua viagem pelo Cáucaso, onde se reuniu com a pequena comunidade católica do país.

Pouco depois de chegar na capital Baku, procedente de Tbilisi, na Geórgia, o Papa dirigiu uma missa na igreja da Imaculada Conceição, onde fica o centro salesiano, única comunidade católica do Azerbaijão.

Os católicos deste pequeno país de população majoritariamente muçulmana, às margens do Mar Cáspio, seriam apenas 570, de acordo com o Vaticano, incluindo 200 azerbaijanos, e sua única paróquia tem sete padres.

Praticamente toda a comunidade católica do país estava presente neste domingo, dentro e fora da igreja, para acompanhar a missa.

? Sois um pequeno rebanho precioso aos olhos de Deus ? disse o Pontífice durante a homilia. ? A igreja inteira, que sente por vós uma simpatia especial, os observa e os estimula.

Não é a primeira vez que o Papa visita países onde os católicos são minoria, arriscando uma recepção fria. Na sexta-feira e sábado, ele visitou a Geórgia, onde os católicos representam 2,5% da população, segundo o Vaticano. Em Tbilisi, 75% do estádio em que Francisco rezou missa aberta estava vazio.

? O Papa perde seu tempo ao visitar estas comunidades? ? questionou Francisco ao final da missa. ? Certamente não.

Preocupado com as “comunidades periféricas”, como as chamou neste domingo, o Pontífice convidou os fiéis de Baku a seguirem cultivando sua fé com “coragem”.