Cotidiano

Papa rejeita participar de tribunal especial sobre conflito na Colômbia

INFOCHPDPICT000059249517-658.jpgVATICANO ? O Papa Francisco elogiou o acordo de paz entre a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mas declinou o convite para participar do tribunal especial que julgará os delitos mais graves do conflito armado no país.

?Considerando a vocação universal da Igreja seria mais apropriado que tal tarefa fosse confiada a outras instâncias?, anunciou nesta quarta-feira a Santa Sé, em comunicado.

O pedido foi feito por ambos os lados do acordo, no dia 12 de agosto. Além de não participar, o Papa preferiu não enviar nenhum outro representante do Vaticano. No entanto, Francisco prometeu apoio ao ?objetivo de alcançar a concórdia e a reconciliação de todo o povo colombiano?.

O cessar-fogo definitivo entre as Farc e o governo entrou em vigor à meia-noite desta segunda-feira, encerrando o conflito armado mais longo da América Latina. A parte mais controversa do acordo permitiria que o rebeldes confessem seus crimes, evitando a prisão e estabelecendo sentenças de até oito anos, ajudando a reconstruir as populações afetadas pelo conflito.