Cotidiano

Papa pede a Maduro ?diálogo sincero e construtivo? com a oposição

ROMA – O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, no Vaticano, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no âmbito da “preocupante situação da crise política, social e econômica que atravessa” o país sul-americano, informou o gabinete de imprensa da Santa Sé.

Durante a audiência, o papa incentivou “o diálogo sincero e construtivo” entre governo e oposição, com a finalidade de “aliviar o sofrimento” das pessoas e promover “a coesão social”, destacou a Santa Sé na nota. O encontro teve caráter “privado” e não tinha sido anunciado. Maduro foi recebido na Sala Paolo VI da Santa Sede pelo padre Leonardo Sapienza, prefeito do Vaticano.

A reunião no Vaticano ocorre em meio à tensão gerada pela decisão de autoridades judiciais e eleitorais, que são vistas como controladas pelo governo venezuelano, paralisarem na semana passada o processo que busca ativar um referendo revocatório contra o presidente Maduro. O conflito entre poderes aumentou após a Assembleia Nacional, controlada por uma maioria opositora, declarou que o governo deu um golpe de Estado.