Cotidiano

Papa Francisco visita a Suécia para encontro com protestantes

201610310850078594_RTS (1).jpg

MALMO, Suécia ? O Papa Francisco desembarcou nesta segunda-feira na Suécia, data que marca o início das comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante. O gesto de reaproximação é simbólico, até porque a ordem jesuíta a qual o Pontífice pertence foi fundada exatamente para combater a ?heresia? das reformas que Martinho Lutero introduziu há quase cinco séculos.

O Pontífice desembarcou durante a manhã em Malmo, no sul da Suécia, e imediatamente se reuniu em audiência com o primeiro-ministro sueco, Stegan Lofven, antes de seguir para reunião com os reis. A agenda mais importante prevista para esta segunda-feira será um ato ecumênico para comemorar os 499 anos da Reforma Luterana com o líder da Federação Luterana Mundial, o bispo Munib Younan, na catedral luterana de Lund.

A visita foi vista com surpresa, mas tanto o Vaticano como a Igreja Luterana insistem que o ato não é uma celebração da rebelião de Lutero. Pelo contrário. Trata-se de uma comemoração solene para pedir perdão pelo cisma no cristianismo ocidental e para celebrar a melhoria nas relações entre as duas igrejas nas últimas cinco décadas.

O Papa Francisco tem priorizado esse tipo de encontros, com profundo simbolismo, para demonstrar que apesar das separações dogmáticas, os cristãos podem e deve trabalhar e rezar juntos, especialmente num período de perseguição religiosa.

No ato desta segunda, as delegações do vaticano e luterana vão embarcar juntas em um ônibus até a catedral. No evento, serão destacados os esforços de reconciliação e humanitários realizados pelas duas igrejas. Entre os oradores estão refugiados e o bispo católico de Aleppo, na Síria.

Na terça-feira, Francisco vai rezar uma missa num estádio esportivo de Malmo, que foi incluída no programa após reclamações da pequena comunidade católica no país, que expressaram queixas de que o Papa visitaria o país apenas para uma celebração protestante.