Cotidiano

Papa Francisco comemora 80 anos com missa neste sábado

VATICAN-POPE-AUDIENCE

VATICANO ? O Papa Francisco celebra neste sábado o seu 80º aniversário com uma missa matinal com seus cardeais e, depois, retoma sua programação ?normal?, com encontros e audiências.

O Pontífice é conhecido por não dar tanta importância para o próprio aniversário, mas sua decisão de celebrar uma missa especial na Capela Paulina, no Palácio Apostólico, sugere que até ele reconhece que completar 80 anos é um marco.

A capela é a mesma onde Francisco passou seus primeiros minutos rezando após ser eleito Papa, em 2013. Após a missa, ele terá uma série de audiência, incluindo uma reunião com o presidente de Malta.

A comemoração do 80º aniversário acontece em tempos turbulentos para Francisco, que pressiona por reformas econômicas no Vaticano e enfrenta críticas de conservadores contra suas medidas consideradas liberais.

LAMENTO PELA MORTE DE PRELADO DA OPUS DEI

Nesta terça-feira, Francisco lamentou a morte inesperada, em Roma, do prelado da influente organização católica conservadora Opus Dei, o espanhol Javier Echevarría Rodríguez.

Em telegrama, o Pontífice expressou seus “mais sentidos pêsames” e recordou seus antecessores na fundação e direção da instituição, como o controvertido Josemaría Escrivá de Balaguer, canonizado por João Paulo II em 2002 e Álvaro del Portillo, beatificado por Francisco em 2014. Na mensagem, o papa lamenta a morte inesperada de Echavarría.

“Elevo ao Senhor um fervoroso voto por este fiel seguidor Seu, para que o acolha em sua graça eterna e o encomendo com afeto à proteção de Sua mãe, a Virgem de Guadalupe, em cuja festa entregou sua alma a Deus”, enfatizou Francisco em sua mensagem.

O bispo Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, uma obra católica muito controversa fundada em 1928 na Espanha, faleceu na noite de segunda-feira em Roma. Monsenhor Echevarría morreu aos 84 anos devido a uma infecção pulmonar, segundo um comunicado oficial do Opus Dei.

“O prelado do Opus Dei havia sido hospitalizado no dia 5 de dezembro na policlínica Campus Bio-Médico de Roma devido a uma leve infecção pulmonar”, indicou o comunicado.

“Monsenhor Echevarría estava recebendo um antibiótico para combater a infecção. O quadro clínico se complicou nas últimas horas, provocando uma insuficiência respiratória, que ocasionou o falecimento”, explicou o comunicado divulgado no site do Opus.

“Morreu às 21h20 desta noite, na festa de Nossa Senhora de Guadalupe”, indicou o comunicado, ao informar sobre o falecimento de “Javier Echevarría, bispo e segundo sucessor de são Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei”.

“O vigário auxiliar da prelatura, Monsenhor Fernando Ocáriz, pôde administrar a ele os últimos sacramentos na mesma tarde”, acrescentou.

Echevarría, nascido em Madri em 1932, havia sucedido em 1994 Álvaro Del Portillo, por sua vez sucessor do fundador do Opus Dei, Josemaría Escrivá.

A Opus Dei, presente em inúmeros países da Europa e América Latina, é uma instituição influente, cujos membros são, geralmente, personalidades políticas ou empresariais.

Segundo o Anuário Pontifício de 2016, a Opus Dei conta com 2.094 sacerdotes no mundo e um total de 91.892 membros.