Cotidiano

Papa envia arcebispo à cidade bósnia, onde Virgem Maria teria aparecido

64832558_FILES This file photo taken on May 30 2015 on a hillslope near the southern Bosnian vil.jpg VATICANO – O Papa Francisco nomeou neste sábado um arcebispo polonês como enviado especial a Medjugorje, um pequeno povoado na Bónsia e Herzegovina, onde teria havido aparições da Virgem Maria desde 1981, atraindo vários peregrinos.

A missão do arcebispo Henryk Hoser consistirá em “adquirir um conhecimento mais profundo da situação pastoral in situ e, principalmente, das necessidades dos crentes que fazem peregrinação”, afirmou a Santa Sé em um comunicado.

O enviado não será encarregado de estabelecer a veracidade das aparições, uma questão doutrinal que é responsabilidade da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em junho de 1981, seis crianças e adolescentes bósnios contaram ter sido testemunhas da aparição da Virgem. Alguns afirmam vê-la diariamente desde então.

Segundo estimativas, na Bósnia e Herzegovina, 10% dos 3,8 milhões de habitantes são de católicos. Este país pobre recebe cerca de um milhão de peregrinos em Medjugorje todos os anos, o que supõe uma importante fonte de rendas.

Frente à controvérsia suscitada pelas supostas aparições, foram feitas várias investigações, mas o Papa não fez qualquer anúncio a respeito.

Em novembro de 2013, o pontífice pronunciou, no entanto, uma frase que pode ser considerada um convite à prudência neste tipo de caso.

– A Virgem não é o chefe de uma agência dos correios que manda mensagens todos os dias – afirmou na ocasião.

Mas as aparições da Virgem em Lourdes (sul da França) e Fátima (norte de Portugal) são reconhecidas pelo Vaticano