Cotidiano

Papa diz que maioria dos casamentos são inválidos, mas Vaticano corrige

VATICANO- O Papa Francisco gerou polêmica ao afirmar que a “grande maioria” dos casamentos católicos atualmente são inválidos, porque os casais não entendem que se trata de um compromisso para a vida toda. Após a fala, o Pontífice foi criticado pela ala conservadora da Igreja, que entendeu o discurso como uma afirmação de que a maioria dos fiéis não levam os votos a sério.

Francisco falava em uma sessão de perguntas e respostas com padres, freiras e paroquianos nesta quinta-feira, na Basílica de Roma. Ele disse também que a Igreja precisa de programas melhores de preparação para o matrimônio.

“Estamos vivendo em uma cultura provisória. Por causa disso, a grande maioria de nossos casamentos são nulos, porque os casais dizem 'sim, para o resto da minha vida', mas eles não sabem o que estão dizendo, porque têm uma cultura diferente”, afirmou o Papa em resposta a um fiel que citou a crise no casamento e perguntou como a Igreja pode preparar melhor os jovens casais.

Em uma transcrição feita pelo Vaticano e emitida nesta sexta-feira, as palavras do Pontífice foram alteradas. Em vez de “a grande maioria” dos camentos foi escrito “alguns”. Um porta-voz do Vaticano explicou que algumas declarações do Papa são cuidadosamente editadas após consulta com ele e seus assessores.

O religioso disse também que a Igreja precisa fazer programas melhores de preparação para o casamento e que padres não devem pressionar casais que vivem juntos a se casarem se eles não estão prontos para o matrimônio. Ele disse que os padres devem “deixar a fidelidade amadurecer”.

Ross Douthat, um escritor conservador católico e colunista do jornal “The New York Times”, disse em um de seus 20 tweets sobre o assunto que o Papa Francisco fez “uma alegação extraordinária, irresponsável e rídicula”.

Já o editor da revista católica conservadora “First Things Catholic” afirmou que a fala foi “errada e irresponsável”. Edward Peters, advogado e conselheiro do Vaticano, escreveu que as palavras do Pontífice foram “muito ruins”, porque poderia fazer com que casais em uma situação difícil desistissem em vez de tentar resolver os problemas.

A Igreja Católica ensina que o casamento só pode terminar com a morte ou a anulação.

“A crise do casamento é relacionada ao fato das pessoas não saberem o que é o sacramento, a beleza do sacramento, eles não sabem que isso é indissolúvel, que é para toda a vida. Há rapazes e moças que têm pureza e um grande amor, mas são poucos”, argumentou o Papa, acrescentando ainda que muitos jovens têm uma visão materialista e superficial do casamento, com uma obsessão com a escolha da roupa, da igreja e do restaurante.

Essa não é a primeira vez que o religioso gera polêmica com suas afirmações. No ano passado, ele teve que esclarecer falas nas quais afirmou que os católicos não têm que sentir que devem se reproduzir “como coelhos” porque a Igreja proíbe o controle de natalidade.