Cotidiano

Papa convoca jovens a deixarem o Evangelho ser o ?navegador? de suas vidas

CRACÓVIA, Polônia – O Papa Francisco convocou neste domingo os jovens de todo o mundo a converterem o Evangelho no ?navegador? de suas vidas e a tornarem a oração seu primeiro ?chat? do dia. O Papa utilizou esta linguagem informática na homilia de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, realizada este ano na Polônia. A missa contou com a presença de 2,5 milhões de pessoas, reunidas no imenso Campo da Misericórdia em Brzegi, nos arredores da Cracóvia, segundo números da organização.

O Senhor ?espera que, entre todos os contatos e os chats de cada dia, esteja em primeiro lugar o fio de ouro da oração?, disse o Pontífice. – Deseja que a sua Palavra fale a cada uma das tuas jornadas, que o seu Evangelho se torne teu e seja o teu ?navegador? nas estradas da vida – acrescentou.

O Papa chegou ao imenso Campo da Misericórdia, a 12 quilômetros de Cracóvia, a bordo de um papamóvel branco, onde foi aplaudido por uma multidão entusiasmada de jovens de todas nacionalidades, acampados para compartilhar e meditar sob as estrelas sobre fraternidade e fé. Francisco recomendou aos jovens que rejeitem a tristeza, ?um vírus que infecta e bloqueia tudo, que fecha todas as portas, que impede de reiniciar a vida, de recomeçar?.

– Sempre nos aguarda com esperança, mesmo quando nos fechamos nas nossas tristezas e dores, remoendo continuamente as injustiças recebidas e o passado. Mas, afeiçoar-nos à tristeza, não é digno da nossa estatura espiritual – explicou.

Com o mesmo tom, pediu aos jovens que instalem ?a conexão mais estável: a de um coração que vê e transmite o bem sem se cansar?, e que além disso é gratuita, acrescentou.

Após a missa, Francisco anunciou que o Panamá será em 2019 a sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude. A divulgação aconteceu com a presença do presidente panamenho Juan Carlos Varela, e foi recebida com uma chuva de confetes brancos.

– Anuncio com alegria que a próxima Jornada Mundial da Juventude (…) será em 2019 no Panamá – disse.

Trata-se da primeira edição celebrada em um país centro-americano. O Panamá tem 3,6 milhões de habitantes, em sua grande maioria católicos.

? Primeiro quero dar graças a Deus ? comentou a panamenha Ivana Urrutia, de 16 anos, uma das presentes na grande missa celebrada no Campo da Misericórdia, nas cercanias de Cracóvia. ? É como um milagre. Dou graças também ao Papa e ao presidente por tudo isso. Estamos superalegres. É uma benção. Deus, que felicidade!

Na véspera, neste mesmo campo polonês, o Papa havia convococado a multidão de jovens a não ?vegetar? confortavelmente no sofá, em um novo e original apelo aos católicos para que construam um mundo mais justo. Um discurso que continha muitas das diretrizes que transmite como chefe da Igreja Católica, direto e por vezes também espirituoso, com o qual o Papa argentino quis sacudir a consciência dos jovens e converter o ?Woodstock católico? em um momento de reflexão.