Cotidiano

Paolo Sorrentino fará filme sobre Silvio Berlusconi

RIO ? O próximo projeto do diretor italiano Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar com ?A grande beleza?, será um filme sobre o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi e seu círculo íntimo de amizades. Segundo a ?Variety?, o nome temporário do longa-metragem é ?Loro? ? ?Eles? em italiano, mas também um trocadilho com ?L?oro?, que significa ?ouro?.

Sorrentino está escrevendo o roteiro para o filme, que será falado em italiano e deve chegar aos cinemas em 2017. Depois a ?A grande beleza?, ele dirigiu um dos segmentos de ?Rio, eu te amo? e lançou ?A juventude?, ano passado. No último sábado, lançou a série ?The young pope?, com Jude Law, no Festival de Veneza. Na série, Law interpreta Lenny Belardo, ou Pio XII, um primeiro papa americano ficcional.

A vida de Berlusconi, que completa 80 anos em no dia 29 de setembro, certamente tem histórias que rendem um filme. Primeiro-ministro da Itália por nove anos, foi afastado da vida pública em 2013, quando foi condenado por evasão fiscal.

Um dos maiores magnatas da mídia na Itália, chegou a ser acusado de ligações com a máfia, se envolveu em escândalos sexuais e teve o nome citado nos Panamá Papers. Em julho, passou por uma cirurgia cardíaca e, em agosto, vendeu o Milan, um dos clubes mais populares da Itália, do qual era dono desde 1986, para um consórcio chinês.

A Indigo Films, empresa que produziu todos os filmes de Sorrentino, deve participar desse também, mas provavelmente precisará procurar uma nova parceira. As produções mais recentes do cineasta, entre elas ?A grande beleza? e ?A juventude?, foram co-financiadas Medusa, empresa controlada por Berlusconi, que não deve se envolver no próximo projeto.