Cotidiano

Panorama regional do dia 29 de setembro de 2018

Oficina de circo

Os alunos que frequentam a oficina de circo em Tupãssi participaram durante a semana da 12ª Mostra de Circo Social e o 5º Festival Nacional de Circo de Toledo. Ao todo, 27 projetos sociais participaram do evento realizado de segunda a sexta-feira. O festival contou com apresentações dos projetos além de palestras, debates e oficinas, reunindo participantes das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Em Tupãssi, a oficina de circo é oferecida gratuitamente pela Secretaria de Assistência Social há mais de sete anos e atende 95 alunos que frequentam o Centro de Convivência João Paulo II. O mesmo projeto é desenvolvido com os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Inclusive, os alunos da Apae de Tupassi se apresentaram ontem na Mostra. As aulas da oficina de circo são ministradas pelas professoras Poliana Aparecida Coelho e Eliane Lima.

Iluminação pública

Você que mora em Serranópolis do Iguaçu e tem problemas com iluminação pública, como solicitação troca de lâmpadas queimadas, basta entrar em contato com a prefeitura pelo telefone (45) 3236-1122 e falar com o servidor Assis, que é o responsável por esses trabalhos. Também pode ir diretamente na recepção da prefeitura, na Avenida Santos Dumont, 2.021. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Semana do Idoso

A próxima segunda-feira (1º) é o Dia Nacional do Idoso. E, para comemorar a data, a Secretaria de Assistência Social de Guaíra promove uma semana dedicada a ações para o público da melhor idade. O trabalho social com o Grupo da Melhor Idade é considerado referência na região. São de 600 idosos cadastrados no grupo de convivência da Secretaria de Assistência Social, envolvidos diariamente nas mais diversas atividades, como aulas de informática, dança, ginástica, palestras, música, equoterapia entre outras.

Programação

A Semana Nacional do Idoso inclui passeio no Parque Temático de Itaipulândia, caminhada para conscientização, conferências via Web, passeio de barcos pelo Rio Paraná, palestra sobre a saúde do idoso e bailes temáticos sendo um para relembrar os anos 60, 70 e 80 e outro no estilo Oktoberfest.

Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Guaíra realiza uma programação especial para a prevenção do câncer de mama e de útero. Dia 1º de outubro tem passeata em parceria com entidades e escolas com saída às 8h30 da frente da Igreja Nossa Senhora Navegantes. E a partir das 19h30 ocorre o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2018, com palestra no auditório da Unipar.

Agendamentos de consultas

A partir desta segunda-feira (1°), os agendamentos de consultas e exames de laboratório em Marechal Cândido Rondon deverão ser feitos diretamente no setor de agendamento, ao lado da Secretaria de Saúde, no Paço Municipal. Até então, os agendamentos eram realizados na Unidade de Saúde 24 Horas. “Para liberação dos exames de sangue, de consultas de ortopedia e demais agendamentos que aconteciam neste setor, no 24 Horas, devem ser realizados na prefeitura”, reforça a secretária de Saúde, Marciane Specht.