Cotidiano

Panorama regional do dia 22 de junho de 2018

Lançamento da ciclovia do Parque

Um passeio ciclístico a partir das 15h deste sábado vai marcar o lançamento das obras de 10 km da ciclovia da Rota Beira Parque, em Foz do Iguaçu, que será construída com apoio da Itaipu. Quando pronta, a pista terá um percurso total de 220 quilômetros e vai passar por oito cidades, ligando Cascavel a Foz do Iguaçu. O anúncio das obras será no Centro de Recepção dos Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, de onde os ciclistas partirão para o passeio. Não é necessária a inscrição prévia e é recomendável o uso dos equipamentos de segurança individual. A previsão é de que 700 ciclistas participem do passeio ciclístico.

Beira Parque

A Rota Beira Parque é um dos trajetos do projeto de cicloturismo Caminhos do Iguaçu, do qual Itaipu faz parte. As obras do trecho final da ciclovia, que incluem os 10 km em Foz, já foram autorizadas pela prefeitura. Será feita a pavimentação com fresagem asfáltica, aproveitando o material retirado da pista do aeroporto, que passa por reforma.

Convênios

Outras obras de infraestrutura vão acontecer por meio de convênios municipais nas oito cidades que integram a Rota Beira Parque – Cascavel, Santa Tereza, Céu Azul, Matelândia, Serranópolis, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu. No fim de março, o “marco zero” foi inaugurado em Cascavel, entre a BR-277 e a PR-180. Serão 44,5 km apenas em Cascavel.

Liquida Palotina

A Acipa (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina) já começou os preparativos para mais uma edição da Campanha Liquida Palotina, de 30 de julho a 11 de agosto. Nesta semana foi realizada uma reunião envolvendo empresas associadas para expor os objetivos da ação. A proposta é que durante o período as empresas possam fomentar suas vendas com atrativos aos consumidores com promoções especiais. A Acipa dará suporte na divulgação e, a exemplo das edições anteriores, as lojas participantes estarão identificadas.

Oratória

Ofertado pela Prefeitura de Quatro Pontes, curso gratuito de oratória foi ministrado pelo especialista em comunicação e marketing, jornalista Diego Francener, a 30 pessoas na manhã de ontem na Casa da Cultura. Intitulada “Verbalize: a arte de se comunicar”, a capacitação contemplou técnicas de comunicação, comunicação verbal e não verbal, postura em entrevistas, gesticulação, microfone, enfrentamento, medo e prática.

Próximo

O curso integra a meta da administração municipal referente a projetos de contraturno. Em vista disso, nova turma será formada para o período da noite. Interessados já podem se inscrever na recepção da prefeitura, com Vanessa, deixando nome e telefone para contato, sendo que é requerida a idade mínima de 13 anos. A data de realização ainda será definida.

Importância do pré-natal

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou esta semana mais um Encontro de Gestantes, que integra o programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Na oportunidade, foi realizada a palestra sobre a importância de realizar o pré-natal pelo ginecologista Edu Henrique Azevedo, que atende na unidade básica de saúde. Houve ainda a entrega de kits, com banheira, fralda, lenço umedecido e outros itens, para as mulheres em fase final da gravidez.